PARTIDOS. 28,1 mil santa-marienses filiados. E o PSDB passa o PTB e assume posto na elite numérica

PARTIDOS. 28,1 mil santa-marienses filiados. E o PSDB passa o PTB e assume posto na elite numérica

PARTIDOS. 28,1 mil santa-marienses filiados. E o PSDB passa o PTB e assume posto na elite numérica - filiados-principal

Dos 32, os dez mais, em ordem alfabética. Eles, sozinhos, representam 92% do total de filiados a um partido político em Santa Maria

O site, regularmente, faz o levantamento do número de filiados a partido politico em Santa Maria. Se não é um retrato preciso do desempenho eleitoral, ao menos permite balizar sobre a importância e a capacidade de mobilização de cada uma das agremiações com vida legal na cidade.

Durante muitos meses, diga-se, o número se encontra estabilizado na casa dos 28 mil alistados, pouco mais ou pouco menos. E os maiores continuam os mesmos, da mesma forma que os menores não têm jeito de aumentar seu tamanho.

Mas, pela primeira vez em pelo menos dois anos, outubro (que é o ultimo dado disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral) mostra uma novidade relevante. Que não é o aumento do número total de filiados, que resvalou para cima, dos 27.900 em setembro para os 28.156 de agora. O que significa 14% do total de eleitores registrados em Santa Maria: 201.862.

Finalmente, depois de muito tempo, o PSDB, partido que está no poder municipal, deixou a sexta posição e ultrapassou o PTB, que há quase uma década pelo menos estava à frente. Agora, essa posição se inverteu: os tucanos são 2.221 e os petebistas 2.174.

Também é possível colocar outro dado (mais ou menos) significativo: PDT e PP tinham praticamente o mesmo número (aliás, estiveram rigorosamente iguais durante meses) ao longo do tempo. Pode ou não ser uma tendência, mas o fato é que, agora, em outubro, os pedetistas se descolaram um pouco dos pepistas, ficando um pouco mais adiantados (3.203 a 3.168).

O que não mudou, de todo modo, e isso já faz bem mais que uma década, é dupla de supergrandões na cidade. O PT, longe, é o que conta com o maior número de filiados: 7086. E o segundo, ainda que significativamente atrás, também não se pode chamar de pequeno: o PMDB, com seus 4.012 alistados.

OS MENORES

Na imagem que ilustra essa nota você tem a relação dos dez mais, em ordem alfabética. Mas também é possível, indo ao site do TSE, encontrar os 10 minúsculos de Santa Maria, dentre os 32 com vida legal na cidade. Por curiosidade, aí vão eles, de baixo para cima: AVANTE (1 filiado), PODE (5), PRTB (6), PRP (8), PCB (10), PSTU (28), PSL (29), NOVO (29), PTC (36), PROS (40 filiados).



2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *