EconomiaEstadoPolítica

ESTADO. Tarso lança nova política industrial e agradece à Assembleia Legislativa

Tarso assina: nova política industrial no RS

Foi na tarde desta quarta, no Palácio Piratini. Um conjunto de projetos e ações compõe a nova política de desenvolvimento industrial do Rio Grande do Sul. Foi tudo lançado, em solenidade especial, pelo governador Tarso Genro, com a presença de secretários de Estado, representantes do governo federal e do parlamento gaúcho, inclusive o líder Valdeci Oliveira.

Aliás, o material abaixo foi enviado pela assessoria de imprensa do parlamentar petista, com foto do jornalista Tiago Machado. No texto, os detalhes do que aconteceu na capital. Confira:

Governador agradece Parlamento no lançamento da nova política industrial

O governador Tarso Genro lançou, na tarde desta quarta (28), a nova política de desenvolvimento industrial do Rio Grande do Sul. Em uma solenidade que lotou de autoridades o salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnick, e os técnicos da pasta apresentaram em detalhes os projetos e ações previstas até 2014 para aquecer a economia gaúcha e gerar empregos neste cenário de crise financeira internacional. Ao todo, serão desenvolvidos 22 programas e 267 ações consideradas estratégicas, divididas em cinco eixos: política setorial, economia da cooperação, política da firma, instrumentos transversais e infraestrutura. A inovação e a transversalidade são características presentes em todas as diretrizes, ressaltou o secretário Knijnick.

Para desenvolver o plano foram ouvidas 600 pessoas em um total de 170 reuniões.  Conforme a Secretaria de Desenvolvimento, 163 das 267 ações previstas já estão em andamento. Entre as metas da nova política de desenvolvimento, está a criação de 68 mil vagas em cursos de formação técnica de curta duração e de 15 mil vagas em cursos de média e longa duração. Também estão previstas a agilização de licenciamentos ambientais e a melhoria das condições tributárias de setores estratégicos da economia do Estado, como calçados e artefatos. Ainda constam o fortalecimento dos parques tecnológicos, realização do Plano de Obras Rodoviárias, ampliação da capacidade do Porto de Rio Grande e ampliação da capacidade de transmissão de energia elétrica e eólica, entre muitas outras ações.

O governador Tarso Genro agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa por ter aprovado projetos estratégicos para área do desenvolvimento, que agora são base para a nova política industrial. Entre eles, a criação da Agência de Desenvolvimento, o novo Fundopem e os incentivos para o Pólo Naval de Rio Grande. Tarso também enalteceu a consistência do trabalho realizado pelas secretarias de governo. “Agora a política industrial do Rio Grande do Sul tem começo, meio e fim. E muitas das ações anunciadas já estão em andamento”, ressaltou. O governador confirmou que o plano parte do trabalho já realizado pelas indústrias e empreendedores gaúchos. “Temos como ponto de partida a base produtiva instalada. Temos muitas empresas gaúchas com capacidade de disputa global”, reforçou.

Representando o Governo Federal, o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Nelson Fujimoto, disse que o programa industrial gaúcho está articulado com a visão do Governo Federal. “O Rio Grande tem a mesma visão da presidenta Dilma de enfrentar a crise internacional crescendo e gerando empregos”, disse.

O líder de governo, deputado Valdeci Oliveira (PT), participou de todo lançamento e parabenizou o governo do Estado pela iniciativa. “É uma ação consistente, séria e com objetivos claros. Não são simples incentivos. Todos programas e ações têm coordenadores e prazos definidos. É um novo momento para o desenvolvimento gaúcho”, enfatizou.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento tem como sub-secretário um dos melhores profissionais de gestão do país: Junico Antunes.

    Se o PT não atrapalhar, é desta cabeça privilegiada – com sólida formação acadêmica, grande experiência profissional, conhecimento técnico e “zero” de ranço político-ideológico – que sairão iniciativas capazes de resgatar um pouco do atraso vivido pelo Rio Grande do Sul nos últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo