EducaçãoEstadoTrabalho

TRABALHO. Magistério estadual chega a 2 meses de greve e nesta segunda discute a proposta do governo

Educadores voltam a se reunir na Escola Cilon Rosa nesta segunda-feira: movimento grevista completou dois meses no fim de semana

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do CPERS/Sindicato

Os educadores estaduais completaram neste domingo (5) dois meses em greve. A paralisação que visa o fim do parcelamento e atraso dos salários ainda tem data indefinida para ser encerrada.

Nesta segunda-feira (6), o 2º Núcleo do CPERS/Sindicato irá reunir a categoria para avaliar a proposta apresentada pelo governo do Estado na semana passada. O objetivo é formular uma contraproposta. O encontro irá ocorrer na Escola Cilon Rosa, em Santa Maria, às 14h, com reunião do Conselho Regional. Estarão presentes representantes de escolas, Conselho 1/1000 e diretoria do 2º Núcleo.

Às 16h, no mesmo local, terá início a Assembleia Regional, que será aberta a mães, pais, estudantes e comunidade escolar.

Em reunião com a direção do CPERS, na última segunda (30), o Estado assumiu o compromisso de fazer o pagamento integral da folha no último dia do mês, a partir de 30 de dezembro de 2017, somente se houver crescimento econômico nos próximos meses; ocorrer à venda do excedente do controle acionário do Banrisul; e for firmada à adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados com o governo Federal.

Na ocasião, o governo comprometeu-se em retirar a Proposta de Emenda Constitucional 257/2016, que propunha revogar o artigo 35 da Constituição Estadual acabando com a obrigatoriedade de pagar em dia os salários e o 13º dos servidores. O governo também comprometeu-se em não demitir os professores e funcionários de escola com contratos temporários, que aderiram à greve.
A programação do 2º Núcleo também contempla o uso da Tribuna Livre, na Câmara de Vereadores, na quinta-feira (9) e ato na Praça Saldanha Marinho, na sexta-feira (10), junto com outras categorias (confira abaixo).

Programação do 2º Núcleo

Segunda-feira (6) 
Reunião do Conselho Regional
Onde: Escola Cilon Rosa, às 14h
Assembleia Regional
Onde: Escola Cilon Rosa, às 16h

Quinta-feira (9)
Tribuna Livre
Onde: Câmara de Vereadores, às 14h

Sexta-feira (10)
Ato no Centro de Santa Maria
Onde: Praça Saldanha Marinho, às 16h30min

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo