Destaque

CÂMARA. A partir de 2018, vereadores irão defender, no máximo, cinco moções por ano. Hoje são até 15

Regimento Interno foi discutido na manhã dessa quinta. Para efetivar alterações, ainda é preciso aprovação no Plenário

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site

Acompanhar as sessões da Câmara de Vereadores de Santa Maria neste final de ano virou um grande tormento. Nos últimos meses, cada encontro no Plenário é marcado pela defesa de diversas moções, algo que pode se arrastar por horas. Na semana passada, por exemplo, o vereador João Kaus (PMDB) chegou a defender seis moções de congratulação em uma única sessão, um recorde para o ano. Porém, para 2018 haverá uma mudança profunda.

Desde o dia 18 de abril, uma comissão formada pelos vereadores João Ricardo Vargas (PSDB), presidente; Valdir Oliveira (PT), vice; e Francisco Harrisson (PMDB), relator; discute alterações do Regimento Interno da Casa. Em uma primeira análise, eles haviam decidido diminuir o número de moções de cada vereador, das atuais 15 por ano para dez (cinco por semestre). Contudo, em reunião realizada na manhã dessa quinta (30), o tema rendeu uma grande debate.

Já cansados de ficar horas assistindo a defesa de moções, os parlamentares chegaram a um consenso e estabeleceram o limite de cinco moções, por ano, para cada vereador a partir de 2018.

“Esta foi a questão que mais gerou discussão, pois gasta-se muito tempo da sessão na defesa de moções. Com esta mudança no Regimento, haverá uma maior valorização para quem recebe a honraria da Casa”, explica Vargas.

Hoje, a discussão de uma moção é feita pelo autor do requerimento, com a possibilidade de um vereador contrário se manifestar. No novo formato, cada representante de bancada terá até três minutos para usar a palavra, se assim desejar.

Outra alteração é referente aos pedidos de reuniões de bancadas e comissões durante a sessão. Ficou acertado que a sessão poderá ser interrompida por, no máximo, 20 minutos.

Vargas prevê que o projeto do novo Regimento Interno seja enviado para votação no Plenário em, no máximo, dez dias. Após a aprovação, as alterações passam a valer a partir de 2018.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Vereadores, três eventos de premiação ao ano é suficiente. A raridade prestigia realmente quem mereceria receber uma homenagem por uma Câmara de uma cidade. Ninguém vai reparar que as moções acabaram. Finalmente.

  2. Fazendo as contas, se tirarmos os finais de semana e os meses de férias, com a decisão de mais de 100 moções ao ano como querem, ainda assim será praticamente uma moção em média por sessão, durante todo o ano. Tem cabimento?

    Vereadores, vamos fazer mais um “esforcinho” e ir além? Vamos fechar conosco (que pagamos a conta do salário de vocês) somente três homenagens por ano, no total? Três no total cabendo tudo: moções, homenagens, etc? Algo assim como… a escolha do Cidadão Santa-Mariense e mais duas? É o que basta.

  3. Finalmente alguma mudança para melhor. Valeu a pena vários aqui comentarem contra o excesso. Mas ainda é muito. Cinco moções por vereador totalizam mais de 100 moções por ano. É muito. Moção é questão de mérito, no sentido não só que o agraciado realmente mereceu receber, mas no sentido de uma homenagens escassas. No âmbito de uma cidade como Santa Maria, mais de 100 ao ano é demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo