Câmara de VereadoresMeio Ambiente

CIDADE. “De quem é a responsabilidade pela separação dos resíduos?”, tema para Mesa Redonda

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site

De quem é a responsabilidade pela separação dos resíduos? O que tem sido feito para gerar menos lixo? Estas são algumas das questões que serão debatidas na Mesa Redonda Desafios da Coleta Seletiva em Santa Maria, que será realizada no Plenário da Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (15), das 8h às 12h.

A iniciativa é da Comissão Especial Sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Município, presidida pela vereadora Cida Brizola (PP). O evento contará com a presença de palestrantes que discutirão a situação da coleta seletiva na cidade.

Estarão presentes a procuradora geral do Município, Rossana Boeira; o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo; o supervisor da unidade da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), Luiz Moacyr de Carvalho Filho; a representante da rede de produtores e consumidores de alimentos orgânicos, Carmem Silva; e o consultor ambiental Cícero João Mallmann Genro.

Conforme os organizadores, o evento pretende contribuir para o entendimento do “estado da arte” no município de Santa Maria e a troca de experiências bem-sucedidas de Políticas Públicas. O planejamento e aplicação de modelo de coleta seletiva com inclusão sócio produtiva de catadores é uma das metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

Programação

8h às 8h30min – Credenciamento

8h35min – Abertura

8h45min às 9h15min – O Desafio do Poder Público com a Gestão dos Resíduos Sólidos no âmbito Municipal

(Referente às Leis 13019/2014 – que trata o marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil e Lei 6027/2015 – Estabelece a Política Municipal de Saneamento Básico e Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico).

Procuradora Geral do Município

Drª Rossana Schuch Boeira

09h15min às 9h45min – Valorização e Disposição Final de Resíduos Sólidos em Santa Maria

Temas relacionados às operações de aterro, triagem, tratamento de chorume por osmose reversa e os projetos que podem ser desenvolvidos em um aterro sanitário

Supervisor da unidade CRVR em Santa Maria

Engº Sanitarista Ambiental Luiz Moacyr de Carvalho Filho

09h45mnin às 10h10min – Associações de Catadores e Materiais Recicláveis de Santa Maria: constantes desafios para o sucesso da Coleta Seletiva

ARPS – Associação de Recicladores Por do Sol; Arsele – Associação de Reciclagem Seletiva de Lixo Esperança; Noemia Lazzarini – Associação de Catadores e Reciclagem; ASMAR – Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis; ARCA – Associação de Recicladores de Camobi.

Representante das associações locais

10h10min às 10h35min – O Setor Privado e a Logística Reversa

A logística reversa representa uma transformação de concepção quanto aos resíduos sólidos, principalmente devido à disposição ambientalmente correta dos resíduos e rejeitos. Para tanto é preciso entender como a logística reversa vem impactando no comportamento da sociedade como também o que as legislações vêm contribuindo para que a logística reversa seja implantada e fiscalizada. Compreender a importância da aplicação da responsabilidade compartilhada sugerida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos

Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo

0h35min às 11h – Feira de Produtos Orgânicos Ana Primavesi: pioneirismo regional         

A feira de produtos orgânicos Ana Primavesi é a primeira feira de produtos 100% orgânicos de Santa Maria, inaugurada no mês de setembro, vindo a acontecer semanalmente no Espaço Multiuso do Campus da UFSM, reunindo produtores orgânicos do Município e Região, em parceria com Pró-Reitoria de Extensão e Emater.

Representante da rede de produtores e consumidores de alimentos orgânicos

Carmem Silva

11h às 12h – Debates Finais

12h – Encerramento

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo