Eleições 2018PartidosPesquisaPolítica

DATAFOLHA. Pesquisa aponta Lula como o maior dos eleitores. E placar de Temer mostra 5% de aprovação

A pesquisa contratada ao Datafolha pela Folha de São Paulo, afora mostrar a consolidação de Lula no primeiro lugar (tanto no primeiro quanto nas simulações de segundo turno), traz dados acessórios importantes para a avaliação do momento político e eleitoral.

Um deles é a importância de figuras políticas como indutores de voto no próximo ano. Entre os nomes CITADOS aos entrevistados estão Lula, Fernando Henrique Cardoso, Sérgio Moro e Michel Temer. Nenhum deles tem maior influência possível no eleitorado que Lula, como você pode ver na tabela (do G1, o portal de notícias das Organizações Globo) abaixo.

De todos, o que menos influencia no voto é peemedebista Temer. Nada menos que 87% se recusam a votar em alguém indicado por ele. Só 3% pensam nisso e 8% admitem a possibilidade. Esses percentuais tão baixos, obviamente, são explicados quano você tem os dados sobre a aprovação e reprovação presidencial.

A pesquisa MOSTRA que Michel Temer é considerado ruim ou péssimo por 71% dos eleitores. O governo é visto como razoável por 23% e apenas 5% entendem que é bom ou ótimo, além do 1% que não sabe. E olha que já foi pior. Em setembro, o Datafolha encontrava 73% que o entendiam ruim ou péssimo. Mas também já foi melhor: em junho, o percentual positivo alcançava estratosféricos, mas menores, 69%.

Segundo a Folha de S.Paulo, a pesquisa contratada ao Datafolha ouviu 2.765 pessoas em 68 municípios nos dias 29 e 30 de novembro. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Dando risada. Os “votariam” giram em torno dos 30% do PT. Os “não-votariam” giram em torno da rejeição.
    Agora, uma “pesquisa” melhor é dar uma olhada nas eleições suplementares que ocorreram este ano e ver o que aconteceu pelos candidatos apoiados pelo Molusco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo