Consumo.Cai venda no varejo de abril em relação a março. Mas cresce quase 7% comparada a 2008
Não deixa de ser inusitado. Houve uma queda – coisa de 0,2%, mas queda – nas vendas do varejo brasileiro em abril, se a comparação é feita com o mês anterior. No entanto, e vendo a situação de forma mais abrangente, os números são auspiciosos. Afinal, há consistente crescimento, se a comparação for com o mesmo mês do ano passado.
O que isso significa? Otimismo, na maior parte das opiniões que colhi dos ditos especialistas. Já a notícia, especificamente, você pode conferir no texto de Jacqueline Farid, publicado na versão online do jornal O Estado de São Paulo. Acompanhe:
Vendas do comércio varejista crescem 6,9% em abril, diz IBGE
Na comparação com março de 2009, queda foi 0,2%, segundo o instituto; no ano, vendas acumulam alta de 4,5%
As vendas do comércio varejista subiram 6,9% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta segunda-feira, 16, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com março de 2009, a queda foi 0,2%. No ano, as vendas acumulam alta de 4,5% e de 7,1% em 12 meses.
Das oito atividades do comércio varejista pesquisadas pelo IBGE, duas registraram crescimento nas vendas em abril ante março. São elas hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,9%).
Os demais resultados nessa comparação foram negativos: combustíveis e lubrificantes (-0,8%); tecidos, vestuário e calçados (-1,7%) ; móveis eletrodomésticos (-2,0%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,0%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,4%)…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.