LUNETA ELETRÔNICA. Parlamentos e o Grêmio, artes plásticas, reflexões docentes, a comunidade na UFSM

Com a colaboração de MAIQUEL ROSAURO, da Equipe do Site

LUNETA ELETRÔNICA. Parlamentos e o Grêmio, artes plásticas, reflexões docentes, a comunidade na UFSM - luneta-valdeci-grêmio* A Assembleia prestou uma homenagem ao Grêmio, nessa terça (5), em função da conquista do tricampeonato da Copa Libertadores da América.

* Por iniciativa do deputado Gilmar Sossella (PDT), o Parlamento gaúcho dedicou o Espaço do Grande Expediente da sessão plenária para destacar a conquista inédita para o futebol gaúcho. Em nome da bancada do PT, falou o santa-mariense Valdeci Oliveira (na foto de Tiago Machado/Divulgação).

*  O deputado cumprimentou torcedores, atletas e direção e e salientou “que a humildade e a dedicação do presidente Romildo Bolzan foi muito importante para a conquista”. 

* Valdeci ainda fez uma referência ao bispo de Santa Maria, Dom Ivo Lorscheiter, morto em 2007 e que também era gremista dedicado. “Algumas vezes, em jogos decisivos, cheguei a pedir para o Dom Ivo, lá em Santa Maria, abençoar o Grêmio. Sempre ajudou”, revelou ele na tribuna.

* Já na Câmara de Santa Maria, o presidente Admar Pozzobom (PSDB) também conseguiu aprovar, nessa terça, moção de congratulação ao Grêmio pela conquista da Copa Libertadores.

* E nem foi preciso fazer uma entusiasmada defesa na tribuna: apenas leu o requerimento na Mesa Diretora e todos os vereadores aprovaram. Alguns com um sorriso amarelo, diga-se de passagem.

* Contudo, lá pelo meio da tarde, Admar demonstrou, mais uma vez, seu amor pelo Grêmio. Ele chamou todos os vereadores lá na Mesa e propôs trocar o horário da sessão da próxima terça (12), já que o tricolor estreará no Mundial de Clubes às 15h do mesmo dia.

* A maioria dos parlamentares não concordou com a iniciativa, mas o presidente ficou de ver se a Prefeitura irá fazer alguma alteração em seu horário.

* O superintendente do Interior, Paulo Schuster (PSDB), será convocado para uma oitiva com os vereadores no dia 19 de dezembro, às 13h30min, no Plenário da Câmara.

* Em reuniões realizadas nos distritos nos meses de agosto e setembro, Schuster havia dito, entre outras coisas, que os vereadores têm sua parcela de culpa pela péssima situação das estradas e que ele teria provas quanto a irregularidades cometidas pela Administração passada na Secretaria de Infraestrutura.

* A oitiva havia sido marcada por Admar para esta quarta (5), às 14h, mas os vereadores não concordaram pelo fato de não terem sido avisados com antecedência.

* Foi divulgada nesta terça-feira a relação de três dobradinhas que concorrem na eleição de representantes da comunidade local e regional no Conselho Universitário (Consu) da UFSM.

* Concorrem as duplas apresentadas pela Ong Amigos da Mata, Carlos Jaci Feltrin de Mello/ Vasconcelo Walter de Mores Quadros; pela Cacism, Souvenir Machado/Rodrigo Décimo, e pela CUT-Região Centro, Mariza Machado Souza/ Eva Lurdes Nunes.

* Dessas três dobradinhas, duas serão as escolhidas pelos integrantes do atual Conselho Universitário. A eleição ocorre na reunião marcada para o próximo dia 20.

LUNETA ELETRÔNICA. Parlamentos e o Grêmio, artes plásticas, reflexões docentes, a comunidade na UFSM - luneta-sedufsm* A Seção Sindical dos Docentes da UFSM lança oficialmente no dia 14, mais um volume das  “Reflexões docentes”. O evento acontece a partir das 19h, no Auditório Suze Scalcon, na sede da entidade.

* O livro abrange os anos de 2012 a 2017, centrado nos artigos publicados no jornal A Razão (hoje extinto) e no Diário de Santa Maria.

* Uma novidade é um capítulo especial sobre a Revolução Russa, que acaba de completar 100 anos. Os artigos são assinados por professores filiados ao sindicato. Para saber mais, vale conferir material da assessoria de Imprensa da entidade (AQUI), com texto e foto de Fritz R. Nunes.

* A Prefeitura divulgou nesta terça a relação final dos projetos selecionados para ocuparem em 2018 espaços para esposições artísticas mantidos pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

* No material, informa-se que foram contemplados 20 projetos, cinco além do que em 2017. As propostas foram analisadas pela Comissão de Curadoria 2018, formada por artistas visuais e reprsentantes de entidades culturais e universidades.

* A primeira selecionada é a exposição coletiva “Reminiscência 1987/2017”,  que estará em fevereiro no MASM. Mais detalhes, com todos os selecionados, você tem AQUI, no material assinado por Ana Bittencourt.



3 comentários

  1. O Brando

    Romildo Bolzan colheu os frutos do trabalho. Já Valdeci acredita que as coisas caem do céu, afinal, trabalho dá trabalho. Óbvio que o Grêmio chegou onde chegou porque Valdeci interviu junto a Dom Ivo que solicitou ajuda celeste. Até no Céu existe tráfico de influência.

  2. O Brando

    Casarão da Vale Machado tem problemas muito mais sérios do que trocar horário de sessão por causa de jogo.
    Se toda abobrinha vira escândalo, perde-se o foco dos problemas principais.
    História da Revolução Russa ensinada nas escolas e “debatida” por aí na maioria dos casos é a propaganda disseminada por Stálin para disseminar a ideologia. Não tem nenhum perigo de corresponder aos fatos. Muro de Berlin caiu, os interessados nas lorotas diminuíram de número na Rússia, verdade foi restabelecida. Nos países subdesenvolvidos o número de interessados continua o mesmo, logo a propaganda tem que continuar.

  3. Pingback: Mesa Diretora da Câmara cria resolução para antecipar sessão. Motivo: jogo do Grêmio | Rádio Medianeira AM - Santa Maria/RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *