Câmara de VereadoresMeio AmbientePrefeitura

MEIO AMBIENTE. Coleta seletiva e resíduos sólidos na cidade são objeto de intensos debates no Parlamento

Debate reuniu, na Câmara, poderes Executivo e Legislativo, entidades empresariais e representantes de associações de recicladores

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com o objetivo de trabalhar temas ligados à questão ambiental em nível local, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, de entidades empresariais e de associações de recicladores do Município participaram, nesta sexta-feira (15), da mesa redonda “Desafios da coleta seletiva e aproveitamento de resíduos urbanos”. O evento foi promovido pela Comissão Especial sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e realizado no plenário da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, o grupo tratou, entre outros temas, sobre a necessidade de desenvolver políticas públicas voltadas à sustentabilidade, os desafios para implementar a coletiva seletiva e a destinação de resíduos na iniciativa privada. Uma das painelistas do evento foi a procuradora Geral do Município, Rossana Schuch Boeira, que abordou os desafios do Poder Público com a gestão dos resíduos sólidos no âmbito municipal, destacando alterações na lei e a responsabilidade compartilhada quanto ao assunto.

“A legislação trouxe a inovação da Responsabilidade Compartilhada no ciclo de vida do produto, colocando o gestor público junto com a sociedade, o setor econômico e demais geradores de resíduos sólidos em igualdade de obrigações e responsabilidades”, explicou a procuradora.

Ainda, respondendo a questionamentos dos representantes das associações de recicladores, que expuseram as dificuldades enfrentadas, Rossana destacou a importância de trabalhar junto às associações, de forma legal e justa, e com o objetivo de contribuir e auxiliar nas ações desenvolvidas pelas instituições.

“As associações são uma preocupação do Poder Público, mas temos um caminho legal para seguir, para podermos receber verba pública que possa auxiliar no trabalho. Estamos inteiramente à disposição, para auxiliar as associações a se enquadrarem nas regras e, quando estiverem aptos e nós tivermos recursos, que eles possam ser utilizados. Precisamos evoluir na consciência de que a coleta seletiva é todo o lixo. Não podemos ser simplistas, precisamos estar profissionalizados para que possamos crescer”, destacou a procuradora.

O secretário de Meio Ambiente do Município, André Domingues, também participou do debate. Conforme ele, em função da questão do gerenciamento de resíduos ser uma preocupação de toda a população, espaços de debates, em que a comunidade pode ser ouvida, são fundamentais.

“Todo o espaço de democratização na tomada de decisões é fundamental. Nós geramos resíduos, então, temos que colaborar no processo de dar uma destinação correta. A Secretaria de Meio Ambiente está, desde o início do ano, dialogando com essas associações para somar esforços”, ressaltou o secretário.

A Comissão Especial que realizou o evento é presidida pela vereadora Cida Brizola (PP), tendo como vice-presidente o vereador Manoel Badke (DEM) e relatora a vereadora Celita da Silva (PT), que também participaram da atividade. O vereador Valdir Oliveira; o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), Rodrigo Décimo; o supervisor da Unidade CRVR de Santa Maria, Luiz Moacyr de Carvalho Filho; e representantes das associações também fizeram parte da mesa redonda.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo