Retrospectiva 2017

RETROSPECTIVA. O temor de Burmann com o que poderia ser um “golpe”. A 10ª nota mais lida do ano

Reitor Paulo Burmann realizou encontro com dirigentes e deputados petistas de Santa Maria na tarde daquela segunda-feira, no campus

Recém eleito na consulta à comunidade universitária, o agora já nomeado (para novo mandato de quatro anos) Paulo Afonso Burmann, não se sabe até hoje se seriamente ou em tom de brincadeira, alertava para a possibilidade de haver um “golpe”, com a oficialização de um dos outros dois nomes componentes da lista enviada ao Ministério da Educação. No caso, os seus oponentes na disputa pelo voto de alunos, docentes e técnicos da UFSM.

Tudo isso surgiu num encontro com graúdos do petismo santa-mariense, inclusive os deputados Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira. Aliás, foi essa preocupação, presume-se, que gerou tamanha repercussão, a ponto de a nota que a noticiava ser a 10ª mais acessada do ano no www.claudemirpereira.com.br. Ela foi publicada na madrugada de 18 de julho, uma terça-feira. Acompanhe a íntegra, a seguir:

UFSM. Burmann mostra preocupação com o que vê como possibilidade de “golpe” na nomeação do reitor

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

Imagine a situação: você se candidata para uma eleição, vence um pleito disputadíssimo e, no final, o adversário derrotado nas urnas é quem leva o cargo. Pode até parecer improvável, mas a possibilidade existe e preocupa o reitor da Universidade Federal Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann.

No final do mês passado, Burmann venceu a consulta à comunidade acadêmica com 5.827 votos (51,94%). Dalvan Reinert ficou em segundo lugar com 4.015 votos (35,89%), enquanto Helenise Antunes obteve 1.977 votos (12,17%).

Em 11 de julho, na reunião dos Conselhos Superiores da UFSM foi definida a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) para escolha do novo reitor. Burmann e o candidato a vice de sua chapa, Luciano Schuch, foram referendados no encontro dos conselheiros. Todavia, diferente de anos anteriores, os candidatos derrotados na consulta mantiveram seus nomes na lista.

Em resumo: tanto Burmann quanto Reinert e Helenise podem ser nomeados pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), como reitor, caso o democrata não valide o resultado da consulta.

O tema ganhou repercussão no encontro de Burmann com integrantes do PT na tarde dessa segunda (17), na Reitoria da UFSM. O deputado federal Paulo Pimenta (PT) e o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) estiveram presentes na reunião. Em certo momento, o reitor chegou a brincar com a situação atípica.

“Como está na moda, talvez um golpe se repita”, disse Burmann arrancando risadas de todos os presentes…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Nessa lista constam apenas as crianças que nos deixaram. Mas muitos morreram neles. Pais, irmãos, namorados, noivos e amigos. Os números são muito mais expressivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo