SAÚDE. ‘Sorria SM’ encerra ano com 450 pacientes atendidos e mais de 1,7 mil procedimentos realizados
Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Seguindo as diretrizes do programa de Governo Mutirão Fila Zero e com o objetivo de zerar a fila de espera por tratamento odontológico no Município, em abril deste ano, uma equipe de servidores da Política de Saúde Bucal de Santa Maria, deu início ao projeto “Sorria Santa Maria”, o Fila Zero da Odonto. Passadas 14 edições e nove meses de atuação, a última edição do ano foi realizada neste sábado (02) no Município, no Centro de Especialidades Odontológicas.
Conforme a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patricia Campagnol, as ações deste ano encerraram com 430 pacientes atendidos, e mais de 1,7 mil procedimentos realizados. Ao longo do ano, o projeto foi realizado sempre aos sábados, geralmente há cada 15 dias, com o objetivo de ampliar o acesso da comunidade às consultas odontológicas, oferecendo um dia alternativo de cuidado com a Saúde, bem como proporcionando outros serviços de promoção e prevenção de Saúde, com o apoio de outras políticas do Município.
Durante o “Sorria Santa Maria”, foram atendidos, especialmente, os usuários que já aguardavam por atendimento, ou seja, aqueles que após uma consulta em uma unidade de saúde, foram encaminhados pelo médico para tratamento. Ainda, o projeto contemplou também as gestantes atendidas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que não tinha unidades de referência com atendimento odontológico disponível. Além disso, em uma edição especial, o “Sorria Criança”, foram os pequenos que tiveram acesso ao tratamento.
Quem participou e foi atendido dentro do projeto “Sorria Santa Maria”, pôde realizar todos os tratamentos odontológicos que são oferecidos na Rede Municipal, como limpeza, raspagens, entre outros. Os pacientes atendidos foram reagendados até que todo o tratamento fosse concluído. Conforme Patrícia, com as ações do projeto, a lista de pacientes em espera, do Sistema Consulfarma do Município, foi zerada para as demandas de dentista clínico geral.
“Encerramos o projeto ‘Sorria Santa Maria’ comemorando resultados positivos. Através da comprometimento de cada profissional que participou das ações, 430 santa-marienses puderam voltar a sorrir. É a contribuição da Equipe de Saúde Bucal da Prefeitura de Santa Maria para que a Saúde da nossa população melhore a cada dia”, enfatizou Patrícia.
NO SÁBADO, 35 PACIENTES ATENDIDOS
No último sábado, 35 pacientes foram atendidos. Além da comunidade em geral, também foi disponibilizado atendimento a quatro meninos, com idade entre 16 e 19 anos, que cumprem medida no Centro de Atendimento Sócioeducativo de Santa Maria (Case), que estão sem dentistas no local.
O prefeito Jorge Pozzobom, que incentivou e apoiou o projeto desde que foi apresentado à ideia, compareceu, junto ao vice-prefeito Sergio Cechin, e à secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, à última ação do ano. O chefe do Executivo ressaltou o comprometimento da equipe que atua no projeto, que busca, em primeiro lugar, o bem-estar da comunidade.
“Eu fiquei muito feliz quando a Patrícia nos procurou no início do ano, com a ideia do projeto. Ela e a sua equipe de servidores acreditaram no Mutirão Fila Zero, foram contagiados pela nossa iniciativa. Vocês estão de parabéns, porque, de maneira voluntária e com muito entusiasmo, fazem o Fila Zero da Odonto acontecer”, ressaltou o prefeito Jorge Pozzobom.
PROJETO TERÁ CONTINUIDADE
Mesmo tendo zerado a demanda por dentista clínico geral no Município, o projeto “Sorria Santa Maria” terá continuidade em 2018. De acordo com a coordenadora, a partir de março, depois da avaliação final das ações deste ano, as atividades retornam, com o lançamento dos objetivos e as datas de atendimento do “Sorria” para o próximo ano.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.