EducaçãoTrabalhoUFSM

UFSM. Docentes decidem greve de um dia e baixa participação nas assembleias é motivo para queixas

Assembleia com presença reduzida de docentes da Universidade provocou a manifestações de lideranças da categoria

Por FRITZ R. NUNES (texto e foto), da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes

A assembleia docente na UFSM, que ocorreu na tarde desta quinta (30), no Auditório Sérgio Pires, aprovou greve de 24h na próxima terça, dia 5 de dezembro. O protesto está sendo chamado pelas principais centrais sindicais do país e tem por objetivo barrar a proposta de Reforma da Previdência. Uma comissão para participar de atividades de mobilização e organização da agenda do dia 5 foi retirada na plenária. Nesta sexta (1º), às 10h, tem reunião no lonão da Assufsm, em frente ao prédio do CCNE, em Camobi.

Durante o debate sobre a atual conjuntura, o vice-presidente da Sedufsm, professor João Carlos Gilli Martins, destacou a importância da mobilização para barrar os ataques aos direitos dos servidores públicos e da sociedade em geral, perpetrados pelos donos do capital. Segundo ele, existe em escala planetária uma “guerra social contra a classe trabalhadora”.

Abel Panerai Lopes, professor aposentado do Centro de Ciências Rurais da UFSM, demonstrou preocupação com a ausência da categoria docente dos debates sobre temas que afetam à grande maioria, e que é preciso pensar novas estratégias de comunicação. Por sua vez, o professor Julio Quevedo, presidente da Sedufsm, fez um pequeno desabafo. Segundo ele, muitos docentes perguntam o que o sindicato vai fazer diante da quantidade de projetos e medidas que retiram direitos, mas não comparecem às assembleias, espaço em que são discutidas justamente as estratégias para se defender desses ataques…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo