ComportamentoRegião

VERÃO. De 79 balneários gaúchos, quatro têm águas impróprias para banho, diz Fepam. Dois aqui pertinho

Conforme a Fepam, Balneário de Nova Palma tem águas impróprias para banho. É um dos quatro no estado, dois na região central

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto/Arquivo), da Equipe do Site

Dos 79 balneários gaúchos monitorados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), apenas quatro estão com águas impróprias para banho. E dois deles estão na região Central do Estado: Balneário Passo do Umbu, em São Vicente do Sul, e o Balneário Nova Palma, em Nova Palma. Além deles, também são considerados impróprios para os banhistas a Praia de Passo Real, em Dom Pedrito, e a Lagoa do Peixoto, em Osório.

O relatório foi divulgado pela Fepam nessa sexta-feira (15) e faz parte do Projeto Balneabilidade. As coletas são realizadas pela fundação e pela Corsan, e serão divulgados sempre às sextas-feiras até o dia 2 de março. No total, são monitorados balneários em 40 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul e das Regiões Hidrográficas do Guaíba e do Uruguai.

Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, são utilizados os parâmetros coliformes termotolerantes e escherichia coli, que indicam contaminação fecal, além da contagem de cianobactérias, organismos que podem causar intoxicações. Segundo a Fepam, os boletins são elaborados com base nos resultados das informações obtidas em cinco coletas obtidas nas semanas anteriores.

Critérios

Os critérios do projeto consideram duas categorias de balneabilidade para águas doces, salobas e salinas: próprias ou impróprias para banho. São consideradas próprias quando os resultados de quatro ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatarem quantidade de coliformes termotolerantes igual ou menor de mil ou quantidade de escherichia coli menor ou igual de 800 por cem mililitros.

São impróprias quando os resultados de uma ou mais das últimas cinco amostras coletadas no mesmo local constatar mais de mil coliformes termotolerantes ou mais de 800 Escherichia coli por cem mililitros, ou ainda, quando o valor obtido na última amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil escherichia coli por cem mililitros.

Informações online

A Fepam lançou nessa sexta um site e um aplicativo com informações sobre a qualidade das águas em balneários gaúchos. Desenvolvido com o apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o serviço também oferece informações sobre as condições de segurança para banho e a previsão do tempo. Confira no site: balneabilidade.rs.gov.br (http://balneabilidade.rs.gov.br).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo