Economia

CONTA DE CHEGADA. Doutos e o mundo real garantem superPIB. Já a inflação…

Faltando duas semanas, segue o ajuste dos doutos do mercado financeiro. Eles (ouvidos pelo Banco Central, para a produção do boletim semanal “Focus”) não têm mais como fugir do mundo real, para fazer suas previsões. Nunca é demais lembrar que são, como regra, especuladores (no bom ou nem tanto sentido do termo).

Pois bem, a projeção do Produto Interno Bruto, AUMENTOU, da semana passada para esta, e agora é admitido um Pibão 0,075 maior, alcançando 7,61% – é provável que só a China apresente números melhores, neste 2010. Algo, ainda, a ser conferido.

Já para a inflação… Bem, segue a corrida para alcançar os números oficiais, como você percebe no material produzido e divulgado pela Agência Brasil. A reportagem é de Kelly Oliveira. A seguir:

Analistas elevam para 5,85% estimativa da inflação oficial este ano

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) elevaram a projeção para a inflação oficial este ano e em 2011. A estimativa para este ano, que subiu pela 13ª semana seguida, passou de 5,78% para 5,85%. Para 2011, a projeção foi ajustada de 5,20% para 5,21%, segundo o boletim Focus, divulgado toda segunda-feira pelo BC.

As expectativas para o índice estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%, mas ainda dentro do limite superior de 6,5%.

Para controlar a demanda por bens e serviços, o BC usa como instrumento a taxa básica de juros, a Selic, que deve encerrar 2011 em 12,25% ao ano. Atualmente, a taxa está em 10,75% ao ano.

O boletim Focus também traz projeção para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 6,33% para 6,34%, este ano, e de 4,89% para 4,86% em 2011…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo