TrânsitoTransporte

ESTADO. Para ter desconto máximo, esta terça é o último dia para pagamento do IPVA. Saiba como fazer

Esta terça é o último dia para pagar IPVA com desconto máximo. Bancos e lotéricas estão habilitados a receber o troco do contribuinte

Do portal do CORREIO DO POVO, com foto de SOFIA WOLFF (Divulgação/Palácio Piratini)

O motorista que quiser garantir o desconto máximo do IPVA 2018 tem até terça-feira para pagar o imposto. Para conseguir o desconto de 24,72%, o proprietário do veículo precisa somar as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

O imposto pode ser quitado nos bancos no qual o motorista é cliente – podendo ser pago inclusive no caixa eletrônico e no home banking. Além disso, lotérias da Caixa Econômica Federal e os correspondentes bancários do Banrisul também aceitam o pagamento do IPVA.

Pelo último levantamento da Receita Estadual, até a última quarta-feira 377.857 veículos já estavam com o IPVA 2018 quitado, o que representa 10.3% da frota que precisa recolher o tributo (3.643.682 veículos). A arrecadação acumulada chegou a quase R$ 305 milhões. A expectativa é arrecadar R$ 2,63 bilhões com o IPVA 2018, com a metade do valor repassada de maneira automática para as prefeituras gaúchas conforme o município de licenciamento do veículo.

Até a próxima terça-feira, o contribuinte terá uma redução de 3% sobre o valor do imposto e pode se valer também da Unidade de Padrão Fiscal (UPF) ainda de 2017, antes da atualização na virada do ano prevista em 3,09%. Para alcançar o desconto máximo, é preciso somar as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de mais 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.

Serviço

Quem paga?

Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano de 1999.

Como pagar?

Para quitar o imposto, o proprietário deve apresentar Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT – cujo valor ainda não foi divulgado pela Susep), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar?

Desde 13 de dezembro, no Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).

Consultas e dúvidas

Para auxiliar os contribuintes, a Fazenda disponibiliza um site específico sobre o imposto. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências. Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo