AssembleiaEstadoMeio AmbienteUFSM

ESTADO. Santa Maria é destaque na entrega, pela Assembleia, do Prêmio “Pioneiras da Ecologia 2017”

Por TIAGO MACHADO (texto) e CHRISTIANO ERCOLANI (foto), da Assessoria do Deputado

Marta Tocchetto, com familiares e o deputado santa-mariense, distinguida pela Assembleia com o prêmio “Pioneiras da Ecologia”

Santa Maria e a sua Universidade Federal (UFSM) foram bastante valorizadas na entrega da 5ª edição do Pioneiras da Ecologia –  prêmio ambiental da Assembleia Legislativa -, nessa quarta (6), em Porto Alegre. Uma das seis agraciadas com o prêmio foi a professora do Departamento de Química da UFSM Marta Lopes Tocchetto, que venceu o Pioneiras na Categoria Individual-Profissional.

“É uma imensa alegria. É uma emoção muito grande estar aqui hoje. Temos muito a lutar, porque nós temos um conceito de economia que coloca a questão ambiental como algo secundário. Temos que trabalhar pela inversão desse processo. Não existe economia, não existe desenvolvimento e não existe vida, se não conservamos o nosso capital maior, que é o meio ambiente”, afirmou Marta ao receber o troféu e o certificado do prêmio.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) representou o presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto, na solenidade e parabenizou as vencedoras do Prêmio. “Tenho certeza que esse reconhecimento estadual vai aumentar ainda mais a motivação e a luta de vocês por uma sociedade que, de fato, se preocupe e proteja o meio ambiente”, disse o deputado.

Na sua manifestação, Valdeci também protestou contra o desmanche de uma série de políticas públicas voltadas à defesa ambiental e a inclusão social. “É inaceitável que a saúde e o meio ambiente sejam colocados de lado em nome do subemprego e do lucro a qualquer preço. A construção de uma sociedade materialista, egoísta e discriminatória vai engolir a nós mesmos e vai, logo ali adiante, oprimir os nossos filhos e netos. É isso que queremos? E para isso que estamos na vida pública? Da minha parte, jamais!”, disparou ele.

PIONEIRAS DA ECOLOGIA – O Pioneiras da Ecologia é uma iniciativa da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que é presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT) e que tem como vice-presidente o deputado Valdeci Oliveira (PT). Nesse ano, a comissão de seleção do prêmio foi integrada pelo presidente Tortelli, pela deputada Silvana Covatti (PP) e pelos deputados Ciro Simoni (PDT) e Edson Brum (PMDB) e por outros três membros de fora do Parlamento.

CURRÍCULO DA MARTA – Graduada em Química Industrial pela UFSM, a Marta Tocchetto tem mestrado em Engenharia da Produção também pela Federal de Santa Maria e doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela também integra a diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) e é responsável pela implantação da Coleta Seletiva Solidária da UFSM, entre outras atribuições e atividades.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo