Por CLELIA ADMAR (texto) e RAFAEL SILVEIRA (foto), da Assessoria de Comunicação da BM
A Brigada Militar lançou a Operação Avante Visibilidade, nesta quarta-feira (3), em cerimônia na Praça Itália, junto ao Shopping Praia de Belas, ocasião em que foram apresentados os 142 alunos-soldados que reforçarão o policiamento ostensivo nas ruas de Porto Alegre, numa ação de visibilidade, combate, prevenção e repressão à criminalidade.
Em Porto Alegre, os alunos-soldados vão reforçar as áreas dos seis batalhões, em pontos considerados estratégicos, até 19 de fevereiro, compensando o deslocamento de parte dos policiais para o Litoral, na Operação Golfinho.
De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, a iniciativa visa a aumentar a percepção de segurança. “Eles vão trabalhar na repressão também e em abordagens, vão fazer prisões, mas o foco é a percepção de segurança na comunidade. Eles estarão presentes principalmente em eixos do comércio, controlando o transporte coletivo e áreas problemáticas em termos de segurança pública”, explicou o coronel Andreis.
Os alunos, que estão em estágio operacional supervisionado, vão atuar, na Região Metropolitana (100), Vale do Sinos (57), Serra (56), Litoral (53) e em áreas Centro-Sul (40) e Central do Estado (36), reforçando o efetivo local. No total, são 484 alunos-soldados das Escolas de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre, Osório, Guaíba, Montenegro e Santa Maria.
O comandante-geral da BM destacou que, com a Operação Visibilidade, espera deixar a população segura a ponto de frequentar locais públicos com tranquilidade e, ao mesmo tempo, intimidar os delinquentes. “Quem tem que ter medo é aquele que optou pelo crime, e não o cidadão de bem”, alertou.
O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, que prestigiou o ato, afirmou que, além do reforço de efetivo, a BM recebeu, recentemente, 192 novas viaturas. “Estes alunos-soldados estarão nas ruas já como policiais formados no início de abril. No segundo semestre, devemos ter o ingresso de novos concursados, cuja formatura será no final do ano”, disse.
Participaram do lançamento da operação, o secretário adjunto da SSP, coronel Everton Oltramari, o subcomandante-geral coronel Mario Yukio Ikeda, o chefe do Estado-Maior da BM, Julio Cesar Rocha Lopes, o comandante do CPC, coronel Jefferson Barros Jacques, o deputado Tiago Simon, entre outros.
PARA LER NO ORIGINAL, E TAMBÉM CONFERIR VÍDEO E MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI.
Bombeiros Alunos foram colocados para atender a Kiss.
Visibilidade de Farda, novo sistema de combate a violência.
E se comprassem uns Manequins de Fibra de Vidro e colocassem nas esquinas.
Estilo Guerra do Iraque onde Saddam tinha tanques de guerra de fibra.
Em Santa Maria temos fábrica de piscinas. Vou ganhar comissão se emplacar minha idéia de visibilidade?