Santa Maria

SEGURANÇA. Prefeito Pozzobom sanciona lei que disciplina serviço de bombeiros civis em Santa Maria

Legislação prevê atuação dos profissionais em estabelecimentos ou eventos com grande concentração de pessoas. Foto Deise Fachin

Por Ana Bittencourt / Prefeitura de Santa Maria

Na tarde dessa quinta-feira (11), o prefeito Jorge Pozzobom sancionou a Lei Municipal 8.528/2017, que disciplina em Santa Maria o serviço de Bombeiro Civil para atuação em estabelecimentos ou eventos de grande concentração de pessoas. O documento foi assinado na presença do autor do projeto, vereador Adelar Vargas (MDB), de representantes do Corpo de Bombeiros, de socorristas de equipes de resgate, de técnicos em Segurança do Trabalho e de empresas ligadas ao setor de segurança privada.

A Lei Municipal 8.528/2017 determina como obrigatória a contratação de brigada profissional, composta por bombeiros civis, para atuação em shoppings centers, hipermercados, hotéis, templos religiosos, campi universitários, casas de show e/ou espetáculos, além de estabelecimentos que promovam reuniões públicas educacionais ou eventos em áreas públicas ou privadas que recebam grande concentração de pessoas, em número acima de mil ou com circulação média de 1500 pessoas por dia. Ainda, em edificações ou plantas cuja ocupação ou uso exijam a presença de bombeiro civil, conforme norma expedida pelo Corpo de Bombeiros Militar.

“Eu fiz questão de sancionar esta lei, de extrema importância, aqui na presença de vocês porque estamos valorizando as ações do Poder Legislativo. Por isso, para nós é importante fazer este ato aqui, diante do vereador proponente, porque tenho certeza que esse documento vai trazer mais segurança para a nossa população”, afirmou o chefe do Executivo.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador Adelar Vargas (Bolinha) justificou que reconhece o serviço indispensável realizado pelos bombeiros militares, mas sabe que eles, muitas vezes, são insuficientes para atender uma cidade. Nesse sentido, a proposição apresentada e aprovada na Câmara de Vereadores pretende disciplinar a atuação de bombeiros civis como uma alternativa na prestação de serviços, tanto na prevenção de incêndios, quanto em acidentes e desastres, atuando com técnicas inovadoras de prevenção, combate e extinção de incêndios, busca e salvamento, emergências médicas e atendimento a emergências e produtos perigosos.

“É uma lei muito importante porque vai valorizar profissionalmente os bombeiros civis em vários segmentos da sociedade. Agradecemos a aprovação do Poder Legislativo e agradecemos que todas as leis criadas para somar na segurança da população são bem vindas”, concluiu o parlamentar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo