DestaqueRegiãoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Chuva e granizo na região, alta no PIB gaúcho e uma obra concluída no Olavo Bilac

E ainda: certificação da Unesco para cinco estabelecimentos de ensino em SM

O vento da madrugada passado foi tão forte que derrubou árvore na Avenida Presidente Vargas. Defesa Civil de município atendeu chamados principalmente em razão de danos materiais causados pelo granizo (Foto Divulgação/Prefeitura)

Por Paulo André Dutra

* Dois dias de chuva, granizo, ventania e prejuízos na região. Em Santa Maria, até o final da tarde desta terça, 26, haviam sido distribuídos 360 metros de lona, segundo a Defesa Civil.

* Passa dos 600 milímetros a chuva acumulada em setembro, quase 60 mm nas últimas 48 horas. A média histórica para o mês é de 188 mm.

Chuva de granizo em Faxinal do Soturno, município da Quarta Colônia, assustou a comunidade local na madrugada desta terça-feira (Foto Reprodução Rádio São Roque)

* Em Faxinal do Soturno o prejuízo foi maior. Mais de 500 imóveis precisaram de apoio da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social do município e Bombeiros. Há pelo menos 15 famílias desalojadas.

* Os órgãos solicitam doações para apoiar as famílias afetadas. Cobertores, colchões e roupas de cama podem ser entregues na Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Informações AQUI.

* No final da tarde, o DNIT interditou totalmente a ponte do Arroio Bossoroca na BR 290, em Vila Nova do Sul. A restrição permanecerá até o nível do arroio baixar.

* Em Porto Alegre, a prefeitura determinou o fechamento das comportas restantes no Muro da Mauá. O Lago Guaíba estava próximo da cota de alerta no final da tarde. Em Barra do Ribeiro, uma pessoa morreu após ter o carro arrastado pelas águas.

* A economia do Rio Grande do Sul registrou alta de 2,3% no segundo trimestre de 2023 em comparação com o trimestre anterior. Os números foram divulgados nesta terça-feira pelo Governo do Estado.

* Puxado pelos números positivos da agropecuária (4,1%) e da indústria (3,3%), representa um crescimento superior ao registrado no país no mesmo período (0,9%).

* O setor de serviços, que completa a lista dos grandes setores da economia (e carro-chefe da economia de Santa Maria), registrou números semelhantes aos nacionais (0,4% no RS, 0,6% no país).

* Na comparação com o mesmo trimestre de 2022, a alta no Estado foi de 7,5%, enquanto no Brasil o crescimento chegou a 3,4%.

* No acumulado do primeiro semestre de 2023, o PIB do RS cresceu 4,5% em relação ao período de janeiro a junho do ano anterior, isso por conta principalmente do agronegócio.

Sueli Schabbach Matos da Silva (E), do Comitê da Rede PEA-Unesco no Brasil, em reunião no CAIC Luizinho de Grandi com os estabelecimentos certificados (Foto João Alves/Prefeitura)

* A estiagem de 2022 teve impacto tão grande na economia que, mesmo não se repetindo neste ano, o crescimento registrado foi de 44% no primeiro semestre em relação ao ano anterior.

* Cinco estabelecimentos de ensino de Santa Maria foram certificados nesta terça-feira (26) como participantes da Rede do Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco).

* São as EMEFs Renato Zimmermann, Tenente João Pedro Menna Barreto e CAIC Luizinho de Grandi, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Escola Providência. Da rede municipal, 11 já foram reconhecidas.

* As instituições devem trabalhar dentro dos quatro eixos que a Organização das Nações Unidades (ONU) entende como formação integral do ser humano. São eles: resolução de problemas mundiais; sustentabilidade; cultura de paz; e intercâmbio cultural.

Entre as melhorias no Bilac: reforma do piso e pintura das salas de aula (Foto Cristine Rechia/SOP)

* Concluída a reforma do anexo 1 do Instituto de Educação Olavo Bilac. Foram investidos R$ 214.882,45 na obra. Em julho, já havia sido entregue a recuperação do muro da instituição.

* Os banheiros foram recuperados, incluindo a adaptação de um sanitário para pessoas com deficiência. Também foram reformados o piso, a cozinha e o telhado, além da pintura das salas de aula.

* Pela manhã, o espaço será utilizado pelos alunos dos anos iniciais e do Ensino Médio. À tarde, as salas destinam-se a alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e, à noite, ocorrem as aulas da Educação de Jovens e Adultos e do curso Normal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. ‘[…] formação integral do ser humano. São eles: resolução de problemas mundiais; sustentabilidade; cultura de paz; […]’. Que coisa mais meiga e fofa!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo