CulturaDestaque

MEMÓRIA. Morre Frederico Richter, aos 90 anos. Ele foi o fundador da Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Velório do professor e maestro é na capital, sepultamento aqui, nesta terça

Da Agência de Notícias da UFSM / Com foto de Divulgação

Ua Universidade Federal de Santa Maria comunica o falecimento de Frederico Richter, ocorrido no dia 1º de janeiro, aos 90 anos. O velório ocorre em Porto Alegre e o sepultamento está previsto para esta terça-feira, 3 de janeiro, em Santa Maria, às 14h, no Cemitério Santa Rita.

Frederico Richter e a Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Nascido em Porto Alegre, radicou-se na cidade de Santa Maria, onde atuou como docente na Universidade Federal de Santa Maria e foi fundador, em 1966, da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, atuando como regente por 33 anos. 

Richter era graduado em Música – Violino pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1951), doutor em Música pela mesma instituição (1962) e Pós-Doutor pela McGilll University, no Canadá (1981). Atuou como professor do Magistério Superior pela Universidade Federal de Santa Maria a partir do ano de 1966, aposentou-se em 1997. Ao longo de sua carreira, dedicou-se à música fractal e à música moderna e pós-moderna.

Sua produção soma mais de 940 obras, muitas com alcance internacional. Ministrou Cursos no Exterior e atuou como conferencista, músico, docente e pesquisador na Alemanha (Universidade Siegen e Hamburgo e IPN de Kiel ), Áustria, Reino Unido, Escócia (onde foi Pesquisador Oversee, orientando Doutorandos). No Canadá deu Master-Classes em Música nas Universidades Concordia e McGill. Obras suas para piano foram apresentadas em concertos na Áustria, nas cidades de Saint Pölten e Stift Willering.

Em 2022, a Pró-Reitoria de Extensão realizou uma live especial em homenagem aos 90 anos do músico, apresentando sua trajetória, composições e depoimentos. Confira abaixo:

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo