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EDUCAÇÃO. Muro sustentável em construção, pela comunidade, na Escola Municipal Chácara das Flores

Estrutura, a cerca com pneus, foi pensada como alternativa após a escolar da zona norte da cidade, ter cercas roubadas por duas vezes

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com o objetivo de estabelecer uma ação sustentável, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Chácara das Flores está construindo, desde o último sábado (24), uma cerca de pneus em frente à instituição. Proposta pela direção da escola, a nova estrutura busca alinhar Educação Ambiental e Segurança – a cerca de arame da instituição foi roubada por duas vezes.

A comunidade escolar tem participação fundamental na ação e, junto aos professores da Chácara das Flores, também colabora na limpeza, corte de grama e outras necessidades. A iniciativa busca garantir aos estudantes um bom retorno às aulas, iniciadas na segunda-feira (26). Para dar as boas-vindas aos pequenos e aos familiares, o vice-prefeito Sergio Cechin e a secretária de Educação, Lúcia Madruga, estiveram na instituição.

Na oportunidade, ambos citaram o empenho da direção em encontrar soluções para os problemas apresentados. Além da cerca roubada, o transformador de luz da escola queimou, mas, nem isso foi motivo para adiar o início do ano letivo. A diretora Rejane Freo Dias buscou ajuda e conseguiu emprestado um gerador para os próximos dias. Conforme a secretária, um novo transformador será comprado e instalado na escola.

“Viemos dar um abraço nessa escola que se dedica ao ensino e, mesmo diante das dificuldades, se mostra grande em enfrentar os desafios e solucionar os problemas”, disse o vice-prefeito.

“A Chácara das Flores é uma inspiração. O empenho e a dedicação de todos os professores e funcionários devem ser destacados e ressaltados”, concluiu a secretária Lúcia Madruga.

De acordo com a diretora Rejane Freo Dias, a cerca de pneus que está sendo construída foi a solução encontrada para que a instituição não seja mais vandalizada. Em relação à falta de energia elétrica, a professora destacou que o problema não prejudica o início do ano letivo dos cerca de 250 alunos da Educação Infantil até o 7º ano. O recomeço das aulas, complementa Rejane, também está sendo marcado pelo quadro completo de professores na instituição.

“Buscamos alternativas aos nossos problemas, como a nossa cerca sustentável de pneus. Convidamos toda a comunidade escolar e estamos recebendo todo o apoio, tanto dos familiares quanto da Secretaria de Educação. Alegria é a palavra que marca o nosso início do ano que, pela primeira vez em 30 anos que sou professora, está iniciando com todos os professores em sala de aula”, finalizou a diretora.

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