Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Destaque

MEMÓRIA. Morre a empreendedora cultural Eva Sopher, “madrinha” do Theatro Treze de Maio

Eva Sopher, 94 anos, morreu no fim da tarde desta quarta-feira (7). Foto Sandro Lupatini / Theatro São Pedro / Divulgação

Por Maiquel Rosauro

Um dia triste para a cultura gaúcha. Morreu nesta quarta-feira (7), Eva Sopher, 94 anos, presidente da Fundação Theatro São Pedro, de Porto Alegre, e “madrinha” do Theatro Treze de Maio, de Santa Maria. Eva é mãe de Ruth Sopher Péreyron, diretora administrativa do Treze.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, dona Eva faleceu às 19h10min.

“Ela deu entrada no hospital em decorrência de uma broncopneumonia, que evoluiu para falência orgânica múltipla e parada cardiorrespiratória”, explicou em nota o cardiologista Matias Kronfeld.

Dona Eva nasceu na Alemanha, mas desde a década de 1930 vivia no Brasil. Sua história estará sempre ligada ao Theatro São Pedro, do qual se tornou diretora em 1975. Como legado, ela deixa mais de 40 anos dedicados à cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Tão logo soube da notícia, o governador José Ivo Sartori divulgou uma nota de pesar. Confira abaixo:

Governador lamenta falecimento de Eva Sopher e decreta luto oficial
“Acabo de receber a triste notícia do falecimento de dona Eva Sopher. Deixo minha homenagem a essa grande mulher, que dedicou uma vida inteira à arte e à cultura. Como legado, deixa sua luta pela preservação do Theatro São Pedro, o respeito da classe artística de todo o Brasil e o carinho e a consideração do povo gaúcho”, declarou o governador José Ivo Sartori nesta quarta-feira (7) ao saber do falecimento da presidente da Fundação Theatro São Pedro.

Eva Sopher, a grande defensora do Theatro São Pedro, morreu na noite desta quarta-feira (7), aos 94 anos, em Porto Alegre. O Estado terá luto oficial por três dias.

A pedido do governador, o secretário Victor Hugo conversou com as duas filhas de Dona Eva, apresentando condolências em nome do Governo do Estado e colocando o Palácio Piratini à disposição para o velório. Os familiares informaram que Dona Eva sempre manifestou o desejo de ser velada no Theatro São Pedro.

O velório ocorre nesta quinta-feira (8), das 11h às 18h.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo