SAÚDE. Atividade de inclusão realizada pelos CAPs de Sta Maria em balneário causa polêmica no Facebook

SAÚDE. Atividade de inclusão realizada pelos CAPs de Sta Maria em balneário causa polêmica no Facebook - Caps-Face

Publicação no Facebook questionou a presença de um micro-ônibus da Prefeitura de Santa Maria no Balneário de Nova Palma. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

Um usuário do Facebook postou na rede social dois vídeos e uma foto com um micro-ônibus da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria presente no Balneário Municipal de Nova Palma, na Quarta Colônia. A publicação questionava o que veículo estaria fazendo no ponto turístico e provocou dezenas de compartilhamentos e comentários criticando o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

O site entrou em contato com a Superintendência de Comunicação da Prefeitura, que explicou tratar-se de um “momento de tratamento compartilhado do usuário que é atendido nas policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sob os cuidados dos profissionais de Saúde”.

Segundo a nota do Executivo, o projeto de inserção foi realizado no Balneário de Nova Palma porque este não cobra ingresso de entrada. Cerca de 20 usuários participaram da atividade.

Confira a nota oficial da Prefeitura:

“O vídeo postado recentemente nas redes sociais nada mais é do que um momento de tratamento compartilhado do usuário que é atendido nas policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sob os cuidados dos profissionais de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde segue as diretrizes estipuladas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no sentido de oferecer tratamento que objetive a inclusão e inserção dos usuários do Serviço de Saúde Mental com a sociedade.

Esse projeto de inserção dos usuários, nos mais variados espaços públicos da sociedade, é feito para que se desenvolva a autonomia e a independência sobre suas ações. Essas atividades são realizadas desde 2003, pelo menos uma vez ao ano. Cerca de 20 usuários, entre crianças, adultos e idosos participaram da atividade no Balneário de Nova Palma, escolhido pelo fato de não cobrar valores de entrada. A escolha dos locais é sempre feita aleatoriamente, levando em conta que seja um ambiente agradável, onde o usuário esteja seguro e desenvolva sua autonomia”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *