DestaqueSanta Maria

IGREJA. “Quero escutar a todos sem exclusões”, diz o novo arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar

Posse foi realizada na manhã deste domingo (15), na Basílica da Medianeira

Dom Leomar Brustolin é o novo arcebispo metropolitano de Santa Maria. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

Santa Maria tem um novo arcebispo. Dom Leomar Brustolin tomou posse na manhã deste domingo (15), em cerimônia eucarística realizada na Basílica Nossa Senhora da Medianeira. O religioso assume no lugar de Dom Hélio Adelar Rubert, que há 17 anos estava à frente da Igreja Católica em Santa Maria.

No início da cerimônia, Dom Hélio agradeceu ao Papa Francisco por ter escolhido Dom Leomar para se tornar o pastor maior da Arquidiocese.

“Que o senhor seja muito abençoado e muito feliz. Peço perdão também ao povo de Deus se não correspondi a missão que me foi confiada com minhas omissões, fraquezas e fragilidades. E me disponho dentro da sinonalidade a continuarmos essa caminhada tão bonito até quando Deus quiser. O senhor está nas mãos do Senhor e de Nossa Senhora, parabéns e muitas bençãos para o senhor e nossa querida Arquidiocese de Santa Maria”, disse Dom Hélio.

Dom Leomar iniciou a homilia agradecendo a presença de religiosos, autoridades e leigos presentes. Destacou que todos terão a sua atenção.

“Quero escutar a todos sem exclusões, começaremos pelos padres, mas todos quero escutar”, disse o novo arcebispo.

A pandemia de covid-19 também recebeu sua atenção. Dom Leomar ressaltou que é preciso escutar o atual contexto para discernir como cuidar das feridas causadas pelo novo coronavírus. Destacou que atuará com testemunho, comunhão e serviço.

“Quem preside precisa ter um olhar de fé firme, rumo ao futuro, rumo a meta, ao telos, à finalidade. E também ao escaton, o destino final de toda a comunidade”, disse Dom Hélio.

Ao final da homilia, pediu que todos os presentes se levantassem.

“Enfrentemos juntos os dias luminosos que virão e as noites escuras também. Tenho consciência que nem sempre vai ser domingo, virão as segundas-feiras de fadiga. Juntos seremos felizes, pois caminharemos unidos sinodalmente nas estradas do senhor. Aqui estou povo de Deus da Arquidiocese de Santa Maria, sou cristão convosco e para vós sou o vosso bispo”, finalizou o novo arcebispo de Santa Maria sob aplausos dos presentes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo