Destaque

BASTIDORES. Um vai-e-vem e tanto projetado para possíveis trocas no novo Secretariado de Pozzobom

O líder do governo, João Ricardo Vargas (PSDB), é cotado para deixar a Câmara e assumir e assumir a Secretaria de Mobilidade Urbana

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Mateus Azevedo/AICV), da Equipe do Site

A reforma no secretariado do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) poderá ser mais profunda do que o esperado. Fontes do governo revelaram ao site que as mudanças não irão ocorrer apenas nas pastas, mas também na relação do governo com o Legislativo. As alterações estão relacionadas com a eleição da Mesa Diretora, o pleito de outubro e o desgaste com a nova CPI formada nessa quinta-feira (1º) na Câmara (AQUI).

Após ter perdido a maioria no Legislativo, o governo deverá apresentar um novo interlocutor com o Parlamento. O escalado deve ser o vice-prefeito, Sergio Cechin (PP), enquanto o vereador Juliano Soares – Juba (PSDB) poderá assumir a função de novo líder do governo.

Hoje, o responsável por fazer o meio de campo com a Câmara é o assessor superior do prefeito, Paulo Airton Denardin (PP), cotado para assumir a Secretaria de Infraestrutura no lugar do atual titular, Paulo Roberto Almeida Rosa, que deixaria o governo. Outra mudança ventilada na pasta é a saída do adjunto, Eduardo Leitão Crisóstomo (hoje licenciado do PPL), com a vaga a ser ocupada por Anita Costa Beber (PR), hoje assessora superior do prefeito.

Juba, por sua vez, assumiria a liderança de governo no Legislativo no lugar de João Ricardo Vargas (PSDB), que seria o novo secretário de Mobilidade Urbana. A atual titular da pasta, Sandra Rebelato (PP), esteve presente na Câmara nas duas últimas sessões ordinárias. Comenta-se que ela estaria chateada com a situação e buscaria apoio da bancada progressista para permanecer no posto. Além disso, ela teria ficado sabendo da mudança por funcionários da secretaria.

Conforme a fonte do site, Sandra é cotada para assumir as secretarias de Meio Ambiente ou Cultura, Esporte e Lazer. O titular do Meio Ambiente, André Domingues – Deco (PSDB) é suplente de vereador e deve ir para a Câmara no lugar de João Ricardo Vargas. Esta mudança é estratégica, já que com Vargas no governo abre-se espaço para o vereador Admar Pozobom (PSDB) concorrer a deputado estadual. Neste caso, ele faria dobradinha com Yeda Crusius (PSDB), que tentará a reeleição à Câmara dos Deputados.

Caso não haja consenso na disputa para a eleição, o candidato deve ser o hoje secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves (PSDB). Em seu lugar, projeta-se que assumiria a hoje secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella (PMDB). No governo Schirmer, Marta esteve à frente da Secretaria de Assistência Social Cidadania e Direitos Humanos.

Aliás, a Administração Municipal vem tentando a todo custo agradar o PMDB. O grande objetivo é trazer o vereador Adelar Vargas – Bolinha (PMDB) novamente para a base aliada, fazendo com o que governo volte a ter maioria na Câmara.

Na reunião realizada quarta-feira (28) entre o prefeito e membros do PMDB, comenta-se que foram oferecidas secretarias para o partido. Todavia, o grupo de Bolinha e Tubias Calil (PMDB) não aceitou qualquer oferta.

A fonte do site revela que a Prefeitura também trabalha com outra hipótese envolvendo João Chaves. Uma das ideias é trazê-lo de volta para a Câmara no lugar de Lorena Santos (PSDB), que ganharia um cargo no governo.

Há o entendimento de que Chaves possui ótima relação pessoal com vários parlamentares do G11, como Daniel Diniz (PT), Deili Silva (PTB), Jorge Trindade – Jorjão (Rede), Luciano Guerra (PT) e Ovidio Mayer (PTB). Desta forma, Chaves, juntamente com Cechin, ajudaria a acalmar os ânimos entre os dois grupos de vereadores que hoje se digladiam na Câmara.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo