EducaçãoPrefeituraSanta Maria

CIDADE. Última noite da ‘Calourada Segura’ ocorre dentro da normalidade e com público menor na sexta

Forças de Segurança atuaram de forma integrada durante a Calourada, com ações que duraram de segunda-feira até esta sexta

Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A  Calourada Segura encerrou de forma tranquila na sexta-feira (09), quando aproximadamente 500 jovens estiveram na Praça Saturnino de Brito para a quinta e última noite do evento. No entanto, apesar do público reduzido em virtude da festa promovida no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na mesma data, a estrutura organizada pela Prefeitura para recepcionar os universitários no Centro da cidade foi mantida.

Quem preferiu ficar na conhecida “Praça do Brahma” foi recebido com a mesma segurança e logística oferecida desde a última segunda-feira (05), quando o evento teve início. É o caso das acadêmicas da UFSM Luiza Bittencourt, do curso de Direito, e Pâmela Paiva, da Pedagogia. As jovens optaram por participarem da Calourada Segura devido à proximidade de casa e a estrutura oferecida pelo evento.

“Aqui fica mais fácil voltar para casa e tem tudo o que a gente precisa: cerveja gelada, iluminação, gente bonita e segurança. Bem diferente de edições anteriores. Estamos gostando muito”, definiu Luiza, acadêmica do 9º semestre.

Quem está entrando na universidade agora também aprovou a Calourada Segura. Os veterandos do curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano (Unifra), os jovens Larissa Perini e Gabriel Strunks recepcionavam o recém aprovado, Luis Augusto Madeiro.

“A questão dos banheiros químicos é o ponto mais positivo para mim. É um absurdo ter que usar a rua. É uma solução tão simples e muito bem pensada para essa ocasião. Estamos sentindo falta de música, mas entendemos que é uma questão de respeito ao sossego dos moradores”, explicou Gabriel.

POUCO MOVIMENTO FAZ RUAS SEREM LIBERADAS MAIS CEDO

Em razão do número menor de frequentadores, o trânsito no entorno da Praça Saturnino de Brito foi liberado mais cedo do que o normal. Por volta das 11h, agentes da Guarda Municipal retiraram os cavaletes e parte do gradil que delimitava os espaços. Os bares, com autorização para comercializar bebidas alcóolicas até 22h, cumpriram regularmente o horário.

De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, nenhuma ocorrência foi registrada na noite de sexta.

“Apesar do movimento menor, o que já era previsto em razão de outra festa realizada na UFSM, nosso efetivo cumpriu o que estava determinado e todas as forças de segurança atuaram em conjunto. O objetivo é manter o foco, que é garantir segurança aos jovens que participam do evento. E isso se confirmou com o baixo número de ocorrências, sendo que nenhum incidente grave aconteceu. Então, entendemos que integração e planejamento foram os pontos positivos mais uma vez”, afirmou Sandro Nunes.

O serviço de atendimento de Saúde que contou com a presença de uma ambulância do Município durante a semana não registrou nenhuma ocorrência na última noite do evento. Da mesma forma, a Superintendência de Fiscalização não registrou nenhum incidente.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo