EducaçãoPrefeituraSegurança

CIDADE. Vem aí mais uma Calourada. Prefeitura programa ações para garantir a festa com segurança

Nesta quarta-feira, Prefeitura Municipal realizou a poda de árvores na praça para melhorar a visibilidade das câmeras de segurança

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A partir da próxima segunda-feira (05), os estudantes que ingressam nas universidades de Santa Maria terão um local comum de concentração: a Praça Saturnino de Brito, conhecida como a Praça do Brahma. O local é o tradicional ponto de encontro das festas universitárias nos começos de semestre letivo e, para garantir um momento de diversão seguro e adequado, a Prefeitura de Santa Maria e os órgãos de segurança da cidade estão trabalhando nos preparativos a edição 2018 da Calourada Segura, que ocorre de 5 a 9 de março.

Assim, as secretarias de Governo envolvidas na organização do evento estão executando diferentes ações com o objetivo de promover melhorias na Praça Saturnino de Brito. Nesta quarta-feira (28), equipes da Secretaria de Meio Ambiente trabalharam na poda de árvores da praça. A ação se fez necessária para melhorar a visibilidade das câmeras de segurança que estarão instaladas no entorno da praça e para viabilizar a instalação da Plataforma de Observação Estendida (POE) – que é uma unidade móvel de videomonitoramento disponibilizada pela Brigada Militar.

Além disso, está sendo feita a revisão e instalação de lâmpadas e faroletes, para melhorar a iluminação. Também está prevista uma pintura no local, além do recolhimento de entulhos depositados de forma irregular no local. Ainda, até a data do evento, serão instalados novos contêineres e banheiros químicos no entorno da praça.

Também com o objetivo de garantir a segurança dos calouros, haverá atuação da Superintendência de Fiscalização da Prefeitura. A partir das 22h, os bares não poderão mais vender bebidas, e a partir das 23h, será estipulado o horário de silêncio, sendo realizada a dispersão dos calouros e não sendo mais permitido sons altos. Vendedores ambulantes não poderão comercializar seus produtos, estando sujeitos à fiscalização.

“Como tivemos sucesso nas últimas duas edições, estamos repetindo as ações executadas. Envolvemos diversas secretarias para preparar o ambiente de forma segura. Nos reunimos com as chefias da Segurança Pública do Município e trabalharemos de forma integrada. Serão 40 câmeras de alta resolução com sensores térmicos e infravermelho, além de efetivo que estará a pé e motorizado fazendo a segurança no entorno da praça. São várias secretarias e órgãos de Segurança envolvidos com o objetivo principal de oferecer uma boa recepção aos nossos estudantes”, explicou o superintendente da Guarda Municipal e coordenador operacional da Calourada Segura, Sandro Nunes.

ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO

Outra definição já alinhada diz respeito ao trânsito. O fechamento das ruas que dão acesso à praça ficará a cargo da Secretaria de Mobilidade Urbana. A pasta também é responsável pela organização do trânsito nas ruas do entorno. As ruas que dão acesso à praça serão fechadas – de acordo com a movimentação – a partir das 18h30min até a 01h. Os bloqueios previstos são:

Rua Dr. Bozzano – no trecho da Serafim Valandro até a Conde de Porto Alegre

Rua Duque de Caxias – no trecho da Venâncio Aires até a Niederauer

Rua Coronel Ernesto Marques da Rocha – no trecho da Dr. Bozzano com a Niederauer

* Rua Coronel Niederauer – caso o movimento esteja intenso, os agentes de trânsito e Guarda Municipal poderão fechar o trânsito no trecho das ruas Duque de Caxias até a Serafim Valandro. Assim, o trânsito será orientado para a Duque de Caxias.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Eis o momento da vida que os seres humanos voltam às suas origens tribais, alguns até só faltam subir nas árvores e fazerem huhu-huu. Alguns espertos – os que judiam dos calouros – chamam de “socialização”. O problema é que o entorno e a cidade não têm nada a ver com isso, precisam de sossego e não correrem risco de vida.

    1. Foi um primeiro ano de mandato mais apagado que a visão do espaço da Coreia do Norte à noite, mas uma das poucas coisas que funcionou na administração dele ano passado foi uma ação conjunta e preventiva com a Brigada nessa confusão semestral, depois de décadas de reclamações e que os prefeitos anteriores não deram conta. A César o que é de César, ao Jorge ao que é do Jorge. Já esse ano vamos ver as notícias depois da tal semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo