Artigos

Como foi a imprensa na cobertura do 8 de janeiro e no golpe de estado de 1964? – por Carlos Wagner

“Muita coisa está sendo jogada na cara do leitor sem as devidas explicações”

Não foi apenas a tecnologia que mudou nos jornais nos últimos 60 anos, mas o compromisso com o leitor (Foto Reprodução)

Seria leviandade fazer uma comparação entre a cobertura que a imprensa fez da derrubada, pelas Forças Armadas, do então presidente da República João Goulart, o Jango, do velho PTB, em 1964, com a tentativa de golpe feita em 8 de janeiro pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus seguidores, que quebraram tudo que encontraram pela frente no Palácio do Planalto, no Congresso e Supremo Tribunal de Federal (STF), em Brasília (DF).

Mas não é gabolice dizer que desta vez nos saímos melhor. E também acrescentar que, em 2023, os jornalistas fizeram um bom trabalho, seja nos jornais impressos, nos programas noticiosos de rádio e TV e na internet (sites, blogs e posts). Acrescento ainda os rascunhos anotados nos guardanapos dos botecos que se transformam em pautas e roteiros para livros e documentários.

Vamos a nossa conversa. A respeito da comparação entre 1964 e 8 de janeiro de 2023 tenho informações de que há pesquisadores trabalhando no assunto. Existe uma enorme montanha de dados para ser garimpada. Em 1964, eu tinha 14 anos e vivia em Encruzilhada do Sul, uma pequena cidade na Serra do Sudeste, Vale do Rio Pardo, no interior do Rio Grande do Sul. Na época, era um lugar de difícil acesso, onde as notícias só chegavam no dia seguinte, com sorte.

Hoje tenho 73 anos, 40 e tantos de jornalismo, sendo três décadas e pouco vividas na redação de um jornal. Conheço o Brasil e a América do Sul como a palma da mão porque estive em vários cantos fazendo reportagens investigativas. Cito a minha trajetória profissional para mostrar que trabalho muito.

Uma das razões é por não acreditar que a velhice traga a sabedoria para o repórter e muito menos que a juventude o torna audaz. Nunca duvidei da intenção de Bolsonaro de dar um golpe. Mas duvidava que tivesse coragem para fazê-lo. Daí chamá-lo de bravateiro e boca de conflito, como são descritos nas redações as pessoas que provocam confusões.

Também acreditava que não ocorreria o 8 de janeiro porque, caso o ex-presidente perdesse a eleição de 2022, o capital político acumulado lhe daria uma boa chance de voltar ao poder nas próximas eleições. Mais ainda: caso tentasse alguma coisa, prejudicaria o futuro político dos seus três filhos parlamentares, Carlos, vereador do Rio, Flávio, senador do Rio de Janeiro, e Eduardo, deputado federal por São Paulo.

Onde errei? Durante as três décadas e alguns anos em que foi deputado federal pelo Rio de Janeiro Bolsonaro defendeu o golpe militar publicamente. Ninguém o levava a sério porque era um deputado do baixo clero, sem importância política e famoso por falar asneiras. Eleito presidente, em 2018, a coisa mudou. Agora era o principal mandatário da República que pregava o golpe. O cargo dele entusiasmou várias pessoas ao seu redor a apostarem no golpe. Deu no que deu. Mais de 1,2 mil foram presas e estão sendo julgadas e sentenciadas.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou o ex-presidente inelegível por oito anos. Mas a história de Bolsonaro ainda não terminou e novos capítulos vêm por aí. E serão documentados pela imprensa. Há outro assunto que mereceu a lupa da imprensa. A formação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao contrário de outras coberturas, a atual foi feita, está sendo feita e tudo indica que continuará na mesma marcha, com muitos detalhes e bastidores.

No início do seu mandato, Lula disse frases fundamentais para se entender o que acontece dentro das quatro paredes do seu governo. Ele disse que o grupo de deputados e senadores a quem a imprensa chama de Centrão são parlamentares eleitos pelo povo e, portanto, merecem respeito. Usando a linguagem dos repórteres que fazem a cobertura de assuntos policiais, Lula descriminalizou o Centrão perante a opinião, o que deu transparência para as negociações com o grupo no Congresso.

A imprensa tem feito os registros com riqueza de detalhes. Ainda na semana passada, durante a oficialização da reforma tributária no Congresso, Lula foi muito direto ao dizer: “Não cabe ao presidente da República gostar ou não gostar dos parlamentares eleitos. Eles foram eleitos pelo povo e são a cara do Brasil”.

Durante a campanha presidencial que elegeu Bolsonaro, em 2018, o general Augusto Heleno, que depois seria o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), ganhou destaque na imprensa ao cantar um trecho da música Reunião de Bacana, do compositor carioca Ary do Cavaco: “Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”. E trocou a palavra ladrão por centrão.

Ele não foi o único. O próprio Bolsonaro, que pertencia ao Centrão, não poupou desaforos aos seus ex-colegas. No terceiro ano de mandato, no entanto, Bolsonaro oficializou a participação do Centrão no seu governo – há matérias na internet. Ao dar transparência com quem o seu governo se relaciona, Lula evitou um monte de problemas.

Essa decisão do presidente de ter uma relação transparente com os parlamentares cresce de importância todos os dias porque temos acesso a informações que antes só podíamos especular. Arrematando a nossa conversa. Citei esses dois episódios, a comparação de 1964 com o 8 de janeiro de 2023 e a relação do governo federal com o Centrão, para sugerir aos colegas uma abordagem mais direta dos fatos que estão jorrando da disputa política.

Estamos publicando tudo. Mas muita coisa está sendo simplesmente jogada na cara do leitor sem as devidas explicações. Claro, elas estão nas entrelinhas das notícias. Mas deveriam ser traduzidas e contextualizadas pelos comentaristas políticos.

A minha geração de repórter (comecei em 1979) tem como referência de comentarista político o jornalista Carlos Castelo Branco (1920-1993), o Castelinho, um garimpeiro da informação. Obviamente, os atuais comentaristas trabalham muito mais devido as várias plataformas de comunicação que precisam abastecer. Recomendo aos jovens repórteres uma leitura sobre a obra do Castelinho. É muito legal. Imagino ele em ação nos dias atuais.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) O texto acima, reproduzido com autorização do autor, foi publicado originalmente no blog “Histórias Mal Contadas”, do jornalista Carlos Wagner.

SOBRE O AUTOR:  Carlos Wagner é repórter, graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, pela UFRGS. Trabalhou como repórter investigativo no jornal Zero Hora de 1983 a 2014. Recebeu 38 prêmios de Jornalismo, entre eles, sete Prêmios Esso regionais. Tem 17 livros publicados, como “País Bandido”. Aos 67 anos, foi homenageado no 12º encontro da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), em 2017, SP.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo