JornalismoJudiciárioMídia

QUE VOCÊ ACHA? Divulgação de foto com netos, faz Yeda processar jornais e jornalistas

Yeda Crusius impetrou oito ações contra jornais e jornalistas
Yeda Crusius impetrou oito ações contra jornais e jornalistas

Vou deixar bem clara minha opinião, para que você não pense que estou em cima do muro: acho legítimo a governadora Yeda Crusius (e sua filha, Tarsila) processar jornais e jornalistas por conta do Estatuto da Criança e do Adolescente, pela publicação de foto em que aparecem os netos, naquele famoso protesto realizado em frente à casa dela.

Sei que há controvérsia mas, mesmo que (como me disse alguém ontem) ela tivesse colocado as crianças de propósito (como é procedimento também do MST) na frente, ainda assim a publicação é, no mínimo, discutível. E que pode acarretar conseqüências para os profissionais e seus veículos.

E você, o que acha disso tudo? Tem a governadora razão em querer processar (e, claro, condenar, se dependesse dela) os profissionais e seus veículos? Ou não: o fato de, queeeem sabe, ter usado as crianças a deslegitimaria? Que tal? Os comentários podem ser feitos a larga.

Enquanto você pensa, saiba quem são os jornais, os jornalistas e os sítios de internet, e as motivações legais da governadora e sua filha, na reportagem publicada no sítio especializado Espaço Vital. A foto é de Jefferson Bernardes, da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

 “Netos de Yeda Crusius são autores de oito ações contra jornais e jornalistas

Os menores João Guilherme Crusius D’Ávila e Vinícius Crusius D’Ávila, com respectivamente 11 e 9 anos de idade, se transformaram, de repente, nos autores que, no menor espaço de tempo, ingressaram com o maior número de ações (oito) por dano moral provocadas por um único fato, com dois desdobramentos. Todas as ações já estão distribuídas a 1ª, 4ª, 9ª, 13ª e 14ª,  Varas do Foro Central de Porto Alegre.
Na origem está uma manifestação feita, em 16 de julho passado, pelo Cpers Sindicato defronte à casa da governadora Yeda Rorato Crusius, avó dos menores.

Os desdobramentos do protesto do magistério foram dois: a) alegadamente as crianças teriam sido impedidas, por cerca de uma hora, de deixar a residência para se dirigirem à escola; b) a publicação das fotos dos meninos ao lado da avó (Yeda) e da mãe (Tarsila), detrás das grades de proteção do prédio, com eles aparentemente constrangidos ante a concentração popular e o aparato policial. 

As oito ações foram aforadas contra o Cpers Sindicato e sua presidente Rejane Silva de Oliveira (caso gerador); contra quatro empresas jornalísticas; e contra três jornalistas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas no sítio especializado Espaço Vital.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo