EstradasPrefeitura

INTERIOR. Começa por Santa Flora o trabalho da força-tarefa para recuperação das estradas distritais

No pátio da Secretaria de Infraestrutura, nesta segunda, máquinas já se preparavam para iniciar o trabalho. Primeira parada: Santa Flora

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Anunciada na última sexta-feira (16), a força-tarefa criada pela Prefeitura para recuperar a trafegabilidade nas estradas do Interior, já definiu o planejamento das ações que serão realizadas para garantir o escoamento da safra e dar condições de passagem ao transporte escolar e deslocamento de moradores dos nove distritos do Município. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos vai realizar os serviços, utilizando duas patrolas, um rolo compactador, duas retroescavadeiras e seis caminhões.

Segundo o secretário Paulo Roberto de Almeida Rosa, a força tarefa da Prefeitura nos distritos deve iniciar nesta terça-feira (20), caso as condições climáticas permitirem e o tempo permaneça firme. A chuva de 20 milímetros registrada na noite de domingo (18), adiou a saída de máquinas nesta segunda-feira (19).

No início da manhã, o vice-prefeito Sérgio Cechin, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, e o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, se reuniram para finalizar o roteiro da força-tarefa. Segundo Menna Barreto, o adiamento da saída das máquinas em direção ao Distrito de Santa Flora não deve atrasar o planejamento (veja abaixo).

“Decidimos não iniciar os trabalhos nesta segunda-feira justamente para não prejudicar ainda mais a condição das estradas. Com a chuva de domingo, colocar um caminhão nas vias ia causar mais transtornos. Estamos com o cronograma definido e vamos priorizar dar condições para o escoamento da safra de soja”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural.

Sérgio Cechin afirmou que a atenção ao meio rural é um trabalho importante e que está no projeto de Governo. A força-tarefa nos distritos vai receber reforços também com a parceria firmada junto à Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação e anunciada no último sábado (17). O trabalho conjunto vai garantir a recuperação de 53 quilômetros de estradas vicinais.

“O escoamento da safra é o que garante a comida na mesa da população urbana. Em Santa Maria a construção civil vai bem, o comércio vai bem, agora queremos fortalecer o campo, essa é a nossa intenção”, disse Cechin.

De acordo com o secretário Rodrigo Menna Barreto, as máquinas devem começar o trabalho pelo Distrito de Santa Flora, atuando na Estrada Geral, na Estrada Favorita, Santa Elocádia e Galpões, com a colocação de pedras. Ao mesmo tempo e de forma emergencial, os serviços devem ocorrer também no Passo do Verde, na Estrada do Mato Alto (patrolamento, empedramento e colocação de tubos em frente ao cemitério) e na Estrada da Limeira (colocação de cargas de expurgo ou pedra nas galerias).

Confira a seguir os locais onde a força-tarefa da Prefeitura vai atuar:

Distrito de Santa Flora:
Estrada Geral (patrolamento e colocação de pedras)
Estrada Favorita, Santa Eleocádia e Galpões (colocação de pedras)

Distrito de Passo do Verde:
Estrada Mato Alto (patrolamento, empedramento e colocação de tubos em frente ao Cemitério do Mato Alto)
Estrada da Limeira (carga de expurgo ou pedras nas galerias)

Distrito de Arroio Grande
Estrada Linha Waimann, Estrada Vila Figueira, Estrada dos Rossi, Estrada Arroio Lobato, Estrada de Canudos, Estrada Arroio do Meio, Estrada Fortunado Jacobs.

Distrito de Boca do Monte:
Estrada dos Ilha na Estância Velha, antes do viaduto (patrolamento)
Estrada de acesso a Dilermando de Aguiar (patrolamento)
Estrada Caixa D’Água (patrolamento)

Distrito de Pains:
Estrada Pedro Fernandes da Silveira (patrolamento), Estrada Três Pinheiros (patrolamento e empedramento), Estrada Maragatos (patrolamento e empedramento), Estrada São Sebastião (patrolamento), Estrada Vereador Paulo Brilhante (patrolamento e empedramento).

Distrito de Arroio do Só:
Estrada Alto dos Mário e Estrada São Sebastião.

Observação:
Os distritos de Arroio do Só e Pains receberão atuação conjunta da Prefeitura e do Governo do Estado, por meio de parceria com a contração de horas-máquina.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo