Destaque

NEGÓCIOS. Fábrica da Cyrilla recebe PPCI e projeta reabertura da linha de produção nos próximos meses

Por FABRÍCIO MINUSSI (com informações e fotos da Engepro), no site da Rádio Medianeira

Foi emitido, pelo Corpo de Bombeiros de Santa Maria, o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, o PPCI, da Fábrica de Refrigerantes Cyrilla. A empresa Engepro – Engenharia e Projetos – foi responsável por realizar e executar o projeto de reforma da fábrica. Segundo a empresa, que fica no Bairro Perpétuo Socorro, foram liberados, pela alvará, o acesso de viaturas, saídas de emergência, brigada de incêndio, iluminação de emergência, sinalização de emergência e extintores e alarmes de incêndio.

A empresa também informa que também já foi realizado o projeto das instalações hidrossanitárias. A reabertura está prevista para os próximos meses. Segundo um dos investidores e empreendedores da Cyrilla, a fábrica deverá produzir bebidas como água gaseificada, água tônica e refrigerantes como o tradicional Cyrillinha, Cyrilla Guaraná, Cyrilla Laranja e Cyrilla Gasosa, de limão.

A HISTÓRIA

A Fábrica de refrigerantes Cyrilla foi fundada em 20 de setembro de 1910 pelo químico alemão Ernst G. Geys e o caixeiro viajante Frederico A. Diefenthaler. O processamento do xarope do fruto do guaraná iniciou-se no Brasil em 1905 por Luiz Pereira Barreto, um médico da cidade de Resende, Rio de Janeiro. Em 1906 foi lançado pela F. Diefenthaler, uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria, Rio Grande do Sul, o Guaraná Cyrilla, e, somente em 1921, foi lançado o Guaraná Champagne Antarctica, pela empresa homônima (hoje AmBev).

Sendo a fábrica de refrigerantes mais antiga da cidade, teve seu auge nos anos 1970, vindo a perder espaço a partir da década de 1980, fechando as portas em 2008. A Cyrillinha laranja era feita da casca da fruta, portanto quase todos os fins de tarde a criançada da rua se reunia para comprar a preço simbólico ou receber muitas laranjas já descascadas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

LEIA TAMBÉM

EXCLUSIVO. Burocracia atrasa projeto, mas Cyrilla deverá ser reaberta em 2016, garantem novos donos”, de Marcos Fonseca (AQUI)

NOTA DO EDITOR: daquela notícia, publicada EM MAIO de 2015 somente aqui no site, até o presente momento, uma série de problemas, todos não obstante a vontade dos proprietários (aliás, listados na reportagem), surgiu, impedindo a reabertura sonhada que, agora, parece se encaminhar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo