O ponto “G” – por Luciana Manica
Calma, falamos em tecnologia. A época de transição entre o analógico e o digital é coisa do passado, o lance agora é a inovação “G”. Enquanto já ultrapassadas as redes 2G e 3G, vários aspiram poder ter a 4G e outros estão na expectativa da quinta geração de conectividade móvel, chamada 5G. A previsão de lançamento nos países “conectados” é em 2019, devendo chegar no Brasil em 2020! (Oremos!)
Explico o “G” da questão! O 5G é a nova tecnologia para telefones celulares, mas não fica restrita a ele, poderá se conectar com a internet das coisas permitindo também o uso para realidade aumentada. Esmiuçando, tudo que é “dispositivo eletrônico inteligente”, como por exemplo, tablet, smart TV, relógio e por aí vai, poderá estar conectado entre si.
Hoje em dia já temos softwares no setor de segurança, inclusive dentro de casa, abrindo e fechando cortinas, ascendendo ou desligando luzes com total conectividade às programações pré-definidas por celular. Mas o 5G permitirá mais que isso! Terá 8 vezes maior velocidade que o 4G, logo, o que demora mais de hora para ser baixado com nossa atual tecnologia, ficará reduzida a poucos minutos.
Com a tecnologia 5G não será o celular em si que comandará a luz, mas sim, o toque do despertador! Este acionará o acendimento progressivo da luminosidade e da sua cafeteira! Os carros autodirigíveis ficarão mais seguros (oxalá, depois do atropelamento ocorrido esta semana nos EUA). Tudo será conectado, formando uma verdadeira cidade inteligente.
Tem mais, no setor de realidade virtual, um drone inteligente será capaz de registrar imagens sem precisar de qualquer comando. Assim, poderemos assistir jogos de futebol como se tivéssemos dentro do estádio ou shows na primeira fila usando apenas óculos compatíveis!
Mas nem tudo são flores. Se o 4G chegou no Brasil há anos, mas apenas 30% das linhas móveis tem acesso à ela, imagina ao tal 5G?! Infelizmente o celular que você tem hoje não será compatível com a tecnologia a ser lançada, resumo, terá que trocar de aparelho! E ainda, como de praxe, toda tecnologia tem seu preço! Por certo, as operadoras repassarão o custo ao consumidor, até porque terão que investir muito para disponibilizar ao usuário as vantagens desse novo sistema.
Pensando bem, já que essa inovação 5G toda está em construção, será que não dá pra aprimorar e fazer acionar o marido em variadas tarefas? O chefe em tantas outras? Só sei de uma coisa: ahhhhh, se nosso “ponto G” falasse, aí sim vocês iriam ver uma revolução tecnológica!!!
OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a imagem que você vê aqui é reprodução da internet.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.