JudiciárioPolítica

6 A 5. Em votação apertada, STF nega habeas a Lula

LULA

Do portal da BAND, com informações da AGÊNCIA BRASIL e foto de Reprodução

Por 6 votos contra 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de habeas corpus da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sessão que teve início às 14h de quarta-feira (4) se estendeu até as primeiras horas desta quinta-feira (5).

O placar era incerto até a leitura do voto da ministra Rosa Weber, cujo posicionamento era um mistério. Weber decidiu rejeitar o recurso, deixando a defesa de Lula com poucas esperanças. Penúltimo a votar, o ministro Celso de Mello empatou o placar em 5×5. A presidente da Corte, ministra Carmén Lúcia, deu então o voto de Minerva e também rejeitou o habeas corpus, atingindo, assim, a maioria de 6 x 5 contra o ex-presidente.

Com o pedido, os advogados do petista tentavam evitar a iminente prisão depois de um tribunal de segunda instância o condenar a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso tríplex do Guarujá. Segundo um especialista em direito penal consultado pelo Portal da Band, com esse resultado, a prisão de Lula deve ocorrer em breve. “Existe, porém, a seguinte discussão: deve-se aguardar a publicação do acórdão [documento ocial com a decisão do STF] para mandar prender Lula? A publicação pode acontecer de forma célere, entre dois ou três dias, mas é possível que a ordem da prisão seja emitida antes mesmo que o acórdão saia”, avaliou o professor Rogério Cury…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. O circo e a crise instutucional geral continuará. Nem 24 horas depois.

    Caiu nas mãos do “chilique” Marco Aurélio a liminar para evitar a prisão.

  2. Sistema está quebrado e podre em alguns lugares. Gilmar, conforme dizem alguns, faz bico no STF. Lewandowski “advogando” descaradamente em favor do Molusco. O decano apaixonado pela burocracia jurídica, luta para voltar um tempo que não volta mais. Marco Aurélio tentando fazer a mesma coisa sem descuidar dos holofotes.

  3. Mais do que a decisão da prisão ou não de um traste que por falta de caráter e de vergonha na cara ajudou a abrir novamente as portas do inferno para as nossas instuituições, o que está em jogo é nosso futuro como nação, vejam a que ponto esse hospício político (porque criado por muitos politicos e muitos partidários) nos levou.
    O pior é que mesmo que acontecesse a condenação e a prisão de todos os que mandam no “Mecanismo” (é muita gente), e com isso seriam impedidos de voltarem aos cargos públicos (isso se o MTF não mudar de posição de novo), não traz nenhuma esperança de nada pois esse país está realmente doente.
    Li recentemente um artigo muito interessante dizendo que esse é um dos países que mais têm um grande problema de percepção cognitiva da realidade. Mas não precisava virar um hospício.

  4. O pior é que essa crise institucional gravíssima não vai passar tão cedo, pode até piorar antes ou depois das eleições, com as seitas radicalizando às raias do belicismo por uma mesquinharia de poder e muita grana no bolso, sempre blindadas pelos seus “marrecos” que têm um grande defeito cognitivo: não percebem que estão sendo usados via ideologia. Os espertalhões do “Mecanismo” mandam, fazem e acontecem, e os que diz amém só dizem amém. As seitas funcionam sempre no mundo da farsa (os que mandam) ou da ilusão (os partidários).
    O pior é que idiotizaram e ideologizaram tudo, até a Justiça, na forma mais ralé possível, pois isso serve ao “Mecanismo”.
    O pior é que não há esperança de nada. E esse país para no tempo e pode voltar a um passado deplorável.

  5. O pior é que o “Mecanismo” continua comandando tudo e inclusive definirá quem serão os próximos candidatos DELES que nos darão como “escolhas” para votarmos “democraticamente” nas próximas eleições. Segundo dizem aí, “é a chance de mudar”. Mudar o que se eles escolhem os candidatos?
    O pior é que não há esperança nenhuma de mudança. O sistema está carcomido. Essa lenga-lenga de que podemos votar para mudar é só falácia, eles decidem em quem podemos votar. O “Mecanismo continua um monolito consolidado há décadas.
    O pior é que o Minúsculo Tribunal Federal passou mais uma vergonha hoje com alguns ministros tendo chiliques querendo outra decisão na marra.

  6. O Brasil está parado.
    O pior é que estamos há dois anos vivendo num hospício a ceu aberto.
    O pior é que essa decisão foi apenas um “refresco de uma leve brisa”, uma pessoa do STF feve a dignidade de salvar (temporiamente) o próprio STF da desgraça, e com isso a crise institucional não piorou a partir de amanhã.
    O pior é que a crise institucional continua, pois o “Mecanismo” do poder, agora muito claro de saber quem são, enferrujado, corrupto, incompetente, as quadrilhas que foram expostas, continuam sendo um monolito de dificil ruptura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo