CulturaSanta Maria

AGENDA. Muita cultura, com cinema, arte e muito mais. Mas há também seminários, cursos e projetos

Por KAREN BORBA, com imagem de Reprodução, Especial para o Site

Confira aqui um pouco das atividades que ocorrem na cidade para a comunidade santa-mariense. Eventos, cursos e oficinas estão entre a programação que pode ser conferida aqui todas as terças-feiras e sextas.

Último dia para se inscrever no curso de Ciências de Religião

Se encerram nesta sexta-feira, 20, as inscrições para o curso de Ciências de Religião da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O curso busca promover formação teórico-metodológica no campo das Ciências da Religião e da educação. São 71 vagas, para os polos de Constantina (27 vagas), São Francisco de Paula (17 vagas), São João do Polêsine (12 vagas), Cacequi (7 vagas) e Quaraí (8 vagas). As inscrições podem ser feitas pelo site ufsm.br/derca e custam R$ 37. Mais informações pelo telefone (55) 3220- 9693 ou pelo e-mail [email protected].

Seminário Lítero Musical

O Abrigo Espírita Oscar José Pithan e o Grupo de Arte Espírita Aprendizes do Amor promovem, neste sábado, o Seminário Lítero Musical. O evento ocorre a partir 20h, no Abrigo Espírita Oscar José Pithan (Rua Silvio Romero, 413) e vai contar com teatro, música e palestra espírita. A entrada é gratuita.

Seminário para debater sobre direitos humanos e migrações internacionais

Nesta quarta-feira, 25, acontece o Seminário de Educação Socioambiental que, nesta edição, terá como temática os direitos humanos e migrações internacionais. A atividade ocorre a partir das 16h30min, na sala 218 (2º andar) da Reitoria da UFSM e, será ministrada pelas professoras Giuliana Redin, do Departamento de Direito, e Maria Catarina Chitolina Zanini, do Departamento de Ciências Sociais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link disponível da matéria, veiculada na aba notícias do site da UFSM (site.ufsm.br). O evento é promovido pela Unidade de Apoio Pedagógico do Centro de Ciências Rurais e pelo Programa Socioambiental Multicentros.

Já podem ser feitas as inscrições para 13ª Feira de Oportunidades do Senac

Estão abertas as inscrições para a 13ª Feira de Oportunidades do Senac, que ocorre de 7 a 12 de maio. O evento conta com diversas atividades, entre cursos, palestras e oficinas. A inscrição é gratuita, mas serão aceitas doações de 1kg de alimento não perecível. As atividades serão realizadas na sede do Senac Santa Maria, na Rua Professor Braga, 60, Bairro Centro. Mais informações pelo (55) 3225-2121.

Cineclube

Nesta segunda, 23, o Cineclube Lanterninha Aurélio exibe o último longa do Ciclo de Cinema Anglo-Hispânico. O filme escolhido foi o drama Dália Negra, do diretor Brian De Palma. Na trama, o corpo mutilado de Elisabeth Short é encontrado em um terreno baldio e os detetives Lee Blanchard e Bucky Bleichert ficam obcecados pelo caso. A sessão tem entrada franca e ocorre, às 18h, na Cesma (Rua Professor Braga, 55). Após a exibição do filme haverá um debate acerca do tema.

Últimos dias para visitar a Expoíndia

Para quem ainda não visitou exposição Expoíndia – Um olhar para a Índia tem até segunda para conhecer. A mostra que já passou por cidades como São Paulo e Rio de Janeiro traz, pela primeira vez ao Coração do Rio Grande, esculturas, peças de madeira esculpidas à mão, tapetes e outros utensílios típicos do país. E, para quem gostar e quiser levar para a casa um pouco dessa tradição, algumas peças estarão à venda no local. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 11h às 22h. A entrada é gratuita.

Pilates gratuito para idosos

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai promover aulas de pilates para idosos entre 60 e 80 anos. As fazem parte de uma pesquisa da universidade e são gratuitas. Os encontros ocorrem duas vezes por semana. Interessados podem entrar em contato pelos telefones (55) 99211-4139 e 99923-4057.

Escultura, gravura, pintura, fotografia e vídeo-arte estão presentes na exposição que ocorre até 30 de abril, no Museu de Arte de Santa Maria

Exposição Reconfigurações

Nesta segunda-feira, 23, a artista visual Simone Rosa inaugura a exposição Reconfigurações, no Monet Plaza Shopping. A mostra traz pinturas reconfiguradas que, por meio da linguagem digital resultam em infografias. As obras podem ser visitadas, com entrada franca, até 9 de maio, de segunda a sexta, das 17h as 20h.

ABAV: Panoramas

A exposição ABAV: Panoramas está aberta à visitação na Sala Jeanine Vieiro, no Museu de Arte de Santa Maria. Ao todo, 37 artistas expõem obras como escultura, gravura, pintura, fotografia, vídeo-arte, entre outras linguagens. Com curadoria de Stéfani Agostini, a exposição pode ser conferida até 27 de abril no Museu de Arte de Santa Maria (Av. Presidente Vargas, 1400). A entrada é franca

Exposição de Instrumentos Musicais na UFN

Até 30 de abril você pode conferir a exposição Instrumentos Musicais, da Universidade Franciscana (UFN). A mostra, localizada no hall do prédio 7 da instituição (Rua dos Andradas, 1.614), apresenta instrumentos que integram os acervos do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas, do Museu Vicente Palotti e de particulares. O público pode conferir, gratuitamente, as obras de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h. Mais informações pelo telefone (55) 3220-1200.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo