Saúde

CIDADE. 100 gestantes procuraram postos de saúde no sábado para realização de exames de toxoplasmose

Seis Unidades Básicas estiveram abertas em diferentes regiões de Santa Maria nesse sábado. Foto Deise Fachin

Por Ana Bittencourt / Prefeitura de Santa Maria

A rede de atenção criada pela Prefeitura no combate ao surto de toxoplasmose em Santa Maria realizou mais uma ação nesse sábado (28), destinada exclusivamente às gestantes. Seis unidades de Saúde (veja relação abaixo) estiveram abertas oferecendo atendimento, exames e orientações para tranquilizar as futuras mães. De acordo com a Secretaria de Saúde, 100 mulheres atenderam ao chamado da Prefeitura e compareceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), no período da manhã. No último sábado (21), durante o primeiro mutirão, 146 gestantes foram atendidas.

A secretária titular da pasta, Liliane de Melo Duarte, acompanhada pela superintendente de Atenção Básica, Maria Suzana Lopes, e pela médica infectologista Paula Martinez, percorreu os postos para conversar com as equipes, formadas por um médico gineco-obstetra, um médico clínico geral, enfermeiros e equipe de recepção e acolhimento. Liliane aproveitou a oportunidade para tranquilizar e tirar dúvidas das gestantes.

“Contabilizamos a procura de cem mulheres nesta manhã. Isso mostra a tranquilidade dos usuários do Sistema Único de Saúde e a confiança da população diante do que estamos fazendo. O pré-natal está sendo realizado, os fluxos estão funcionando e as pacientes estão informadas. A Secretaria de Saúde está à disposição para qualquer dúvida, qualquer demanda, para prestar esclarecimentos, principalmente às gestantes” afirmou a secretária.

A tranquilidade a que Liliane se refere foi confirmada pela gestante Gabriela Najara Zonin Frantz. Aos 34 anos e esperando o segundo filho, a paciente procurou a UBS Wilson Paulo Noal, em Camobi, para fazer exames e triagem sorológica. Gabriela, com sete meses de gestação, ouviu da secretária de Saúde as orientações que estão transmitidas pela Prefeitura, desde que os primeiros casos de Toxoplasmose foram confirmados em Santa Maria.

“Conversamos sobre a importância de a gestante fazer o acompanhamento, de continuar em contato com o médico responsável pelo pré-natal e realizar exames, de preferência mensalmente ou até com mais frequência, caso houver prescrição”, explicou a secretária.

A médica Paula Martinez considerou a procura de 100 gestantes para a triagem sorológica um bom indicativo de que a população está atenta e reforçou as orientações às pacientes.

“A coleta deve ser rigorosamente – no mínimo – mensal. As mulheres grávidas devem continuar procurando seus médicos assistentes e também contando com a Rede de Atenção Básica. Além dos cuidados básicos que podem ser realizados em casa, como lavar bem frutas e verduras, ferver água conforme recomendado inicialmente e por garantia. Estaremos dando todo o suporte às pacientes”, concluiu.

Confira os números de atendimento nesse sábado
UBS Floriano Rocha (Cohab Santa Marta): 27 gestantes
UBS Ruben Noal (Cohab Tancredo Neves): 10 gestantes
UBS José Erasmo Crossetti (Centro): 20 gestantes
UBS Centro Social Urbano (Vila Oliveira): 21 gestantes
UBS Kennedy (Bairro Salgado Filho): 10 gestantes
UBS Wilson Paulo Noal (Camobi): 12

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo