CIDADE. Prefeitura corre atrás de apoio federal e do Estado, para solucionar os problemas de alagamentos
Por THASSIANI PORTO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura está buscando, junto aos órgãos estaduais e federais, o apoio necessário para solucionar, de maneira eficaz e efetiva, o problema dos alagamentos em Santa Maria. Nesta terça-feira (24), o prefeito em exercício, Sergio Cechin, vistoriou os bairros Tomazetti, Lorenzi e Dom Antônio Reis, na Região Sul, alguns dos locais mais afetados pelas chuvas do último final de semana.
Durante as visitas, foi constatado que além da desobstrução dos bueiros e da limpeza da tubulação, são necessárias outras intervenções que competem ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Por isso, em reunião na Superintendência Regional do DNIT, nesta tarde, o prefeito em exercício encaminhou, ao engenheiro superintendente do órgão, João Carlos Tonetto, algumas solicitações do Município para obras que são consideradas de urgência na tentativa de diminuir a incidência de alagamentos.
Segundo Tonetto, o DNIT irá realizar intervenções em dois pontos às margens da BR-392, no Bairro Dom Antônio Reis. Na Rua Aron Fischmann será colocada uma tubulação de um metro de diâmetro, a partir da rodovia em direção ao bairro, para dar mais vazão às águas pluviais. A Rua Manoel Bernardino Lemos, próximo a um posto de gasolina, vai receber uma galeria dupla de 2×2 metros de secção. Já no entroncamento das ruas David Ribeiro, no Bairro Tomazetti, com a Rua Dom Atalício Pithan, no Bairro Lorenzi, também serão colocados tubos de 1,20m de diâmetro.
De acordo com Sergio Cechin, estas medidas vão colaborar e muito para diminuir e, provavelmente, sanar o problema dos alagamentos nesta região do Município.
“Eu e o prefeito Jorge Pozzobom queremos resolver esta situação dos alagamentos. Estamos aproveitando que o DNIT já está trabalhando na região e encaminhamos estas solicitações. E nos foi dito que, nos próximos dias, o órgão dará início às intervenções necessárias. Além disso, a Prefeitura também fará sua parte, dando suporte ao que for necessário para a conclusão das obras. Tenho certeza que, trabalhando em conjunto, seremos mais eficazes na solução deste problema”, explicou o prefeito em exercício.
Nos próximos dias, a Prefeitura irá se reuniu com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) na tentativa de buscar parcerias para resolver o problema na Vila Santos Dumont, na Região Leste do Município.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.
“Depois das portas arrombadas, trancas de ferro”, dizia minha vó.