Cultura

CULTURA. Inicia a 45ª Feira do Livro de Santa Maria

Cerimônia de abertura ocorreu na manhã deste sábado, na Praça Saldanha Marinho. Evento segue até 13 de maio. Foto Deise Fachin

Por Ana Bittencourt / Prefeitura de Santa Maria

A 45ª edição da Feira do Livro de Santa Maria começou oficialmente na manhã desse sábado (28), quando foi realizada a cerimônia de abertura do evento, na Praça Saldanha Marinho. Na plateia, autoridades do Poder Executivo e do Legislativo, representantes de instituições de ensino, de entidades parceiras e da Comissão Organizadora, além da imprensa e comunidade. Até 13 de maio, 39 estandes com livros diversos, atrações artísticas e culturais, debates com escritores, sessões de autógrafos, lançamentos de obras, além de apresentações de escolas das redes municipal, estadual e particular movimentam o Centro da cidade, que nesses 16 dias fica totalmente voltado ao universo da leitura.

O prefeito Jorge Pozzobom deu as boas vindas ao público e fez referência aos homenageados desta edição – a professora Maribel Dal Bem, o patrono Valter Noal Filho e o homenageado póstumo, o poeta Felippe D’Oliveira – destacando o legado que compartilham com a cidade.

“Estamos muito felizes em declarar oficialmente aberta a Feira do Livro de Santa Maria, especialmente nesta ocasião em que a cidade comemora 160 anos de emancipação político-administrativa. Todos os envolvidos na realização do evento estão de parabéns pela dedicação com que fazem a feira acontecer”, afirmou o chefe do Executivo.

Em seu pronunciamento, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, elencou datas comemorativas importantes que se destacam no calendário deste ano, especialmente para a Cultura: os 160 anos de emancipação político-administrativa do Município; os 50 anos do título “Cidade Cultura”; os 80 anos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide; os 60 anos do Arquivo Histórico Municipal e os 25 anos do Museu de Arte de Santa Maria (MASM).

“O hábito da leitura é um mecanismo libertador. Com ela modificamos comportamentos, hábitos e a própria vida. Através dos livros e do conhecimento, poderemos colocar o país no campo das ideias, para assim reconstruir uma identidade nacional contra a violência e a corrupção”, disse Marta.

Homenageados agradeceram a distinção recebida
A professora homenageada na 45ª edição da Feira do Livro de Santa Maria, Maribel Dal Bem, afirmou estar orgulhosa do apoio recebido por meio da 8ª Coordenadoria Regional de Ensino (8ª CRE) e da família. E reafirmou a leitura como hábito transformador da realidade.

“Os livros têm o poder de despertar o encanto e a vontade de ler. A leitura, como educadora, constrói pontes literárias capazes de modificar e humanizar as pessoas na construção de novos caminhos”, conclui.

O patrono, Valter Noal Filho, brindou os presentes com um retrospecto histórico sobre a origem de Santa Maria, sob o viés de seus antepassados, citado por ele como uma das razões para as pesquisas que realiza e tema central da maioria de seus livros.

“O cotidiano dos santa-marienses sempre despertou minha curiosidade. E a literatura perpetua as memórias e possibilita a preservação da nossa história e dos patrimônios históricos do Município, precisamos zelar pelos signos do nosso passado”, destacou o autor de Santa Maria: Relatos e Impressões de Viagem, assinado com José Newton Marchiori e publicado em 1997.

O homenageado póstumo desta edição não foi esquecido durante a cerimônia de abertura. A poesia “Câmera Lenta”, de Felippe D’Oliveira, foi recitada durante a intervenção cênica executada pelo ator Ricardo Paim. De acordo com a Comissão Organizadora do evento, no dia 08 de maio, o sobrinho-neto de Felippe D’Oliveira, Ricardo Daudt, deverá estar em Santa Maria. Na ocasião, o familiar receberá uma homenagem dedicada ao poeta santa-mariense, falecido em 1933, na França.

A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, Câmara do Livro, CESMA, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE). O evento ocorre de 28 de abril a 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho. O horário de funcionamento será das 12h30min às 20h30min, exceto aos sábados, quando inicia às 10h. Para conhecer a programação, acesse o site do evento, curta a fanpage no Facebook ou siga no Instagram.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo