PolíticaSanta Maria

LÁ DO FUNDO. Chaves em alta, brabeza dos graúdos petistas, Marina depende da “caridade”, Schirmer fora

Schirmer, Ana  e Benvegnu (D), com Sartori: integrantes da coordenação de governo e Plano A do PMDB (foto Luiz Chaves/Divulgação)

– Uma das grandes dúvidas, na cabeça de não poucos, desfez-se sexta-feira. Afinal, findo o prazo para a desincompatibilização dos candidatos de outubro, Cezar Schirmer ficou no mesmo lugar.

– Schirmer seguirá na secretaria de Segurança até o final do governo de José Ivo Sartori, e também na coordenação de governo, ao lado de Cleber Benvegnú (Casa Civil) e Ana Pellini (Ambiente).

– Resumo da ópera: se algum dia foi plano B (e foi, cá entre nós) para o PMDB gaúcho, não é mais. O partido vai apostar na reeleição de Sartori.

– O alto comando do PT, e boa parte da agremiação aliás, não recebeu nada bem a decisão “unilateral” de dois vereadores, que apoiaram moção pró-general interventor no RJ. Ao contrário, está furioso.

– A proposta, lembre-se, foi de Manoel Badke, do DEM, e foi aprovada na Câmara, inclusive com os votos petistas de Celita da Silva e Luciano Guerra, e contada no site, com exclusividade (AQUI).

– Fontes do petismo dão conta que a irritação é tão grande, especialmente do deputado Paulo Pimenta, que recados até já foram enviados. E não apenas aos edis, mas também à direção local do PT.

– Em resumo: tem tudo pra ser pra lá de quente a próxima reunião do diretório municipal da sigla, empenhada em ter discurso único, especialmente nesse momento em que Lula está preso.

– Cogitado lá atrás e deixada de lado por longo tempo, foi ressuscitado o retorno de João Chaves, secretário de Desenvolvimento Social à Câmara.

– Mais que uma acomodação, para garantir a entrada de Deco Domingues no Legislativo, a volta de João Chaves, trocado por Lorena Santos, parece ter outro significado.

– Sim, Lorena, que não queria, submeteu-se à decisão do partido e do prefeito, para garantir que Chaves seja o líder do governo na Câmara e, mais que isso, pode ser candidato a deputado federal.

– Será mesmo? Não demora e se saberá. Ah, e para constar: Lorena, que teve discreta atuação na Câmara, não poderia dirigir Comissão alguma, pois o regimento proibiria essa condição a suplentes. A propósito, leia mais na “Luneta Eletrônica”.

– Diga-se de passagem, é o mesmo que tende a acontecer agora com Deco Domingues. Poderá participar, mas não presidir. O que é um grande limitador, diz-se.

– Problemão e tanto para Marina Silva. Dependerá da bondade dos promotores (e, quiçá, da concordância dos demais  o que talvez não seja difícil, para participar de debates presidenciais.

– Tudo por que o partido dela, o Rede Sustentabilidade, se desmilinguiu na Câmara de Deputados e não tem o número mínimo de parlamentares para garantir espaço nos confrontos pré-eleitorais.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo