EconomiaNegóciosSanta MariaTrabalho

NEGÓCIOS. Sem acordo, ainda é indefinida abertura do comércio de SM no feriado de 21 de abril, sábado

Por GUILHERME BICCA (com imagem de Reprodução), da Assessoria de Imprensa do Sindilojas

Os resquícios da recessão de 2017 afetam os números do primeiro semestre que tem um baixo índice de vendas, em Santa Maria. Lojistas seguem preocupados e apostam suas fichas em datas comemorativas de grande significado, como o Dia das Mães, que se aproxima. Assim, o feriado do dia 21 de abril, próximo sábado, é visto como grande oportunidade de bons negócios para o comércio e a desautorização de funcionamento com mão de obra remunerada causa desconforto entre o varejo local.

O Sindilojas Região Centro, na qualidade de representante legal do comércio, compartilha da indignação de seus associados e representados com o impedimento do pleno funcionamento de suas operações em momento econômico tão delicado. Ressalta ainda que almeja e luta pela liberdade de trabalho da classe lojista enquanto uma das principais forças motrizes de Santa Maria.

Em 16 de março desse ano, o Sindilojas Região Centro reuniu-se com o Sindicato dos Comerciários para a definição da nova Convenção Coletiva. Na reunião, a entidade propôs oficialmente a abertura plena do comércio em todos os feriados do ano, com exceção dos dias 01/05/2018 e 25/12/2018, além do 01/01/2019, liberando assim a mão de obra remunerada para o funcionamento através do pagamento de R$ 65,00 pela jornada e compensação da folga em um prazo de trinta dias. Porém, a execução dessa proposta só pode ocorrer com o consenso entre as duas entidades. O que não ocorreu até a presente data, às vésperas do feriado de Tiradentes, 21 de abril.

Desta forma, o Sindilojas trabalha na aceleração desse processo de finalização da Convenção Coletiva de Trabalho através da busca por alternativas para abertura do comércio, em defesa dos interesses tanto do varejo, quanto dos consumidores e trabalhadores, que também se privilegiam com lojas de portas abertas em datas semelhantes a essa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo