AssembleiaPolíticaSaúde

SAÚDE. Comissão da Assembleia poderá realizar audiência pública sobre a prevenção à Gripe H3N2

Valdeci Oliveira (D): no requerimento da audiência pública, as autoridades de saúde pública de todos os níveis constam como convidadas

Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) protocolou um requerimento junto à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa para debater as políticas de prevenção e tratamento à Gripe H3N2 e outros subtipos do vírus influenza. A iniciativa visa fortalecer a mobilização contra este tipo de vírus, que já infectou quase 50 mil pessoas nos Estados Unidos e que já registrou casos em 13 estados brasileiros, neste ano.

“Uma das preocupações é que a campanha nacional de vacinação contra a gripe – a qual conterá a proteção contra a versão do H3n2 – vai começar, neste ano, segundo as informações existentes, no dia 23 de abril, uma semana mais tarde do que no ano passado. Já são 10 mortes confirmadas no país, nesse ano, em virtude do H3N2”, citou o deputado.

No requerimento da audiência pública, estão incluídos como convidados da atividade representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, de câmaras de vereadores, de secretarias municipais de Saúde, de conselhos profissionais da área da saúde, de sindicatos e demais interessados no tema. O pedido de Valdeci deverá ser votado nesta semana, na Assembleia Legislativa. “Por se tratar de um tema de saúde pública, acredito que haverá aprovação unânime”, destaca o deputado.

H3N2 – Conforme os profissionais de saúde especializados no tema, o H3N2, assim como o H1N1, é um tipo de influenza, portanto não existe um novo vírus em circulação no país. Também não há diferença de gravidade entre as cepas, ambas exigem atenção e prevenção. “Por isso, as vacinas são tri ou quadrivalentes, pois protegem todos os tipos de influenza que circulam entre nós”, explicou a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), Isabella Ballalai, em entrevista à Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo