PrefeituraSaúde

TOXOPLASMOSE. Atendimento em seis Unidades de Saúde do município alcançou 146 gestantes da cidade

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Gestantes foram orientadas sobre os cuidados e precauções, receberam o devido atendimento, além de coletarem material para exames

Apesar da forte chuva que atingiu a cidade neste sábado (21), 146 gestantes atenderam ao chamamento da Prefeitura de Santa Maria e compareceram nas Unidades de Saúde para receberem atendimento e orientação sobre o surto de Toxoplasmose. As grávidas, junto com os imunodeprimidos e recém-nascidos, compõem o grupo de risco e, por isso, a Administração Municipal determinou a abertura de seis postos de Saúde para que elas pudessem comparecer ao atendimento.

O prefeito Jorge Pozzobom, a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte, e o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, foram até as unidades para dar apoio às equipes profissionais e, também, acolher às gestantes. Apesar de a procura aos postos ter sido bastante positiva, a Prefeitura já informou que, devido ao grande volume de chuva na manhã deste sábado, as unidades de Saúde irão abrir novamente no próximo sábado (28).

Ressalta-se que ao longo da semana, as gestantes também podem procurar as unidades para atendimento, orientação e receber encaminhamentos. De acordo com a secretária Liliane, as equipes estavam preparadas para acolher as futuras mães e coletar o material para exames. Segundo a titular da pasta, os números de procura deste sábado foram positivos e, destacou ela, o objetivo foi cumprido, pois a Prefeitura realizou este mutirão de atendimento justamente para dar uma opção a mais às gestantes, tanto as que já são atendidas nas unidades quanto as que ainda não haviam realizado o pré-natal.

“A intenção era oferecer mais opções de horários às gestantes, por isso determinamos a abertura de seis Unidades de Saúde nas maiores regiões da cidade. Lembramos que, quem não compareceu, ainda pode procurar as unidades nos dias de semana, onde é realizado o pré-natal e todo o acompanhamento às gestante”, destacou a secretária.

Logo no início da manhã, Luana Machado França, 25 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Erasmo Crossetti. Mãe de primeira viagem, a jovem disse estar preocupada com o surto de Toxoplasmose, mas que tem tomado os cuidados necessários para evitar uma possível contaminação.

“A gente se preocupa. Vi nos jornais que os postos estariam abertos e, de imediato, vim procurar orientações”, destacou Luana.

MAIS MEDICAMENTOS

Como medida de precaução, o Executivo Municipal reforçou o estoque de medicamentos. Ressalta-se que não há falta de remédios e o investimento de quase R$ 30 mil em antibióticos e antivirais é para garantir que, se necessário, as pessoas possam ser atendidas e medicadas imediatamente. No total, a Prefeitura comprou 6,2 mil unidades de medicamentos, sendo o quantitativo suficiente para três meses. Os remédios adquiridos são: Perimetamina, Sulfadiazina e Ácido Folínico (antibióticos e antivirais); além Espiramicina, que é um remédio específico para a gestação.

BOLETIM CONFIRMA 21 CASOS DE TOXOPLASMOSE

Em relação ao surto de Toxoplasmose, a Prefeitura de Santa Maria informa que foram feitas 156 notificações de casos suspeitos. Deste total, 72 amostras foram coletadas e em 21 dos casos os exames deram positivo, sendo sete gestantes. Quatro casos tiveram resultados negativo e 47 amostras ainda aguardam resultados, sendo três gestantes. Conforme o Poder Público, os casos foram registrados em 13 bairros de Santa Maria – destaca-se que as localidades são referência da residência das pessoas e não necessariamente de onde há contaminação.

ATENDIMENTOS NAS UNIDADES DE SAÚDE
UBS Floriano Rocha – 32
UBS Kennedy – 32
UBS Erasmo Crossetti – 27
UBS Ruben Noal – 21
Centro Social Urbano – 20
UBS Wilson Paulo Noal – 14

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E AINDA VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo