Destaque

TOXOPLASMOSE. Prefeitura divulga balanço: dos 156 casos suspeitos, 21 pacientes têm doença confirmada

Prefeitura convocou fora-tarefa para tratar do surto. E agora à noite divulgou dados oficiais sobre a doença e quantos são os afetados

No Correio do Povo, por RENATO OLIVEIRA, com foto de DEISE FACHIN/Divulgação AIPM

A Secretaria de Saúde de Santa Maria divulgou, na noite desta sexta-feira, balanço sobre o surto de toxoplasmose no municipio. Até o momento, dos 156 casos suspeitos, 72 amostras foram coletadas e 21 pacientes tiveram a doença confirmada.

Conforme a secretaria, entre os doentes estão sete gestantes. A doença pode causar problemas de desenvolvimento fetal. Quatro casos foram descartados 47 aguardam resultado. No Hospital Universitário de Santa Maria, dos 36 casos notificados, 12 deram positivo. Segundo a Assessoria de Imprensa do Hospital, os exames foram realizados no laboratório da própria instituição. Dos 12 casos, sete são de Santa Maria e os demais de cidades da região centro.

De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Saúde, Liliane Duarte, todas as medidas de investigação, prevenção e controle estão sendo adotadas no município. O chefe do Executivo ressaltou que, na segunda-feira estará em Porto Alegre para tratar deste assunto com o secretário Estadual da Saúde, Francisco Zancan Paz. Na terça, ele abordará o assunto em Brasília, em reunião no Ministério da Saúde com a presença do deputado federal Osmar Terra. Uma força-tarefa foi formada no município para iniciar o processo de investigação das causas do surto.

Embora seja geralmente assintomática, a doença pode evoluir para manifestações sistêmicas graves – daí a necessidade de cuidados e controle. Os felinos, especialmente gatos, são os principais hospedeiros do vírus e, suas fezes, a principal fonte de contaminação. Os sintomas incluem febre, dor muscular, gânglios inchados no pescoço e na nuca, manchas avermelhadas no corpo e aumento do fígado e do baço. O tratamento é feito com antibióticos.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo