EducaçãoUFSM

UFSM. Corte no orçamento não impediu crescimento da Universidade. Novos cursos, porém, são incógnita

Reitor Paulo Burmann recebeu a imprensa, em seu gabinete, para um café da manhã nessa quinta-feira e fez uma prestação de contas

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) passou por maus momentos nos últimos anos, sofrendo um corte profundo em seu orçamento. Em contrapartida, mesmo com as dificuldades financeiras, a instituição manteve uma pujante expansão de sua estrutura física (confira no gráfico mais abaixo).

Os dados foram apresentados pelo reitor Paulo Burmann, durante um café da manhã com a imprensa na manhã dessa quinta-feira (29). O objetivo do encontro era realizar o pré-lançamento do Relatório da Gestão 2014-2017.

O crescimento da área construída, segundo Burmann, deve-se à eficiência da gestão. Para este ano, ele projeta que a instituição terá a mesma proporção de crescimento, embora esteja mais difícil angariar recursos junto ao Ministério da Educação (MEC).

“2018 não será um ano fácil porque o orçamento para investimento e custeio ficou 70% retido no MEC, a ser liberado para a UFSM mediante projeto específico. Temos que ir lá, sentar com o ministro (Rossieli Soares da Silva) e negociar com os assessores. Isso burocratiza de sobremaneira a questão dos recursos. Mas vamos jogar as regras do jogo enquanto tentamos mudá-las”, comentou.

Durante os quatro primeiros anos de gestão de Burmann e seu então vice, Paulo Bayard, foram criados quatro cursos de doutorado e seis de mestrado. Entretanto, o futuro não é animador no curto e médio prazo.

“Tínhamos uma previsão de abertura de novos cursos, mas essa restrição orçamentária impede a contratação de professores”, explicou o reitor.

Burmann também informou que o curso de Nutrição, que completaria o setor de saúde no campus sede, está em stand by no MEC desde 2014. O mesmo ocorre com a ampliação dos cursos da área de tecnologia, que dobraria o tamanho do Centro de Tecnologia (CT).

O reitor também destacou que a instituição seguirá recebendo candidatos às eleições de outubro, seja para presidência da República, governo do Estado, Câmara dos Deputados…

“Quem solicitar agenda será recebido. Achamos importante que venham e conheçam nossa realidade e se sensibilizem. Eleitos ou não, que fortaleçam este olhar sob a ação da universidade”, argumentou.

Em 20 de março, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a UFSM. Na ocasião, houve confusão no campus entre manifestantes pró e contra o petista, além de críticas ao reitor por ter recebido Lula.

O Relatório de Gestão 2014-2017 será lançado, oficialmente, em evento direcionado à comunidade acadêmica no dia 2 de maio. Mas se você já quiser dar uma espiada em alguns dos números apresentados, confira o vídeo abaixo:

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Universidades são feitas com pessoas, na aldeia medem “crescimento” por metro quadrado de área construída. Segundo aspecto é a ampliação sem mercado de trabalho, querem criar cursos para “completar o álbum de figurinhas”.
    Concepção de que a oferta gera a demanda. Concepção marxista de que a quantidade gera qualidade.
    Tem tudo para dar certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo