PrefeituraSanta MariaTransporte

CIDADE. Prefeitura apresenta investimentos e as melhorias realizados no Aeroporto Municipal de SM

Ato foi no Salão de Embarque, um dos locais que recebeu investimentos, com a presença de autoridades, inclusive o prefeito Pozzobom

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Buscando garantir conforto aos usuários e qualificar o serviço prestado, a Prefeitura de Santa Maria apresentou, durante um café da manhã nesta segunda-feira (28), melhorias desenvolvidas no Aeroporto Municipal de Santa Maria ao longo do último ano. O detalhamento dos investimentos contou com a presença de autoridades da cidade e de representantes de empresas e instituições que contribuíram com as benfeitorias. Por uma decisão de Governo, mo ano passado, a gestão do Aeroporto Municipal passou da Secretaria de Mobilidade Urbana para a de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana, destacaram a importância do apoio e da parceria de diferentes órgãos e instituições da cidade, que contribuíram com as melhorias, doando equipamentos essenciais para a qualificação dos serviços. Ainda, eles destacaram a necessidade de expandir o aeroporto, já que o local é instrumento importante para o desenvolvimento local e regional.

“Aeroporto é sinônimo de desenvolvimento econômico e a nossa equipe tem trabalhado diuturnamente para alavancar os serviços que são desenvolvidos aqui. No nosso novo modelo de governar, queremos contar, cada vez mais, com parcerias. Muitas entidades estão se agregando e auxiliando no nosso objetivo maior que é cuidar de Santa Maria”, enfatizou o prefeito Jorge Pozzobom.

“Há um ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação assumiu a gestão do aeroporto. É um trabalho com muito esforço, afinco e, principalmente, parcerias. O que a ferrovia foi no passado, o aeroporto é hoje. E estamos buscando melhorar cada vez mais. Queremos mais rotas, uma estrutura melhor. Nosso aeroporto passou de 28º lugar para 10º na avaliação dos usuários. Isso nos deixa imensamente satisfeitos”, destacou Ticiana.

MELHORIAS ADMINISTRATIVAS E ESTRUTURAIS

Entre as melhorias apresentadas estão a entrega de uma rampa para passageiros com dificuldades de locomoção, no valor aproximado de R$ 34 mil e que foi doada pela Justiça Federal; a climatização das salas de embarque e desembarque e saguão principal; a aquisição de computadores e impressoras; entre outros (veja, abaixo, todos os investimentos realizados).

“Uma parceria público-privada, quando bem capitaneada, pode colaborar muito para o grande desenvolvimento da cidade. Estamos felizes em fazer parte deste cenário de melhorias e, sem dúvida, a Justiça Federal será sempre parceira”, destacou o juiz federal Loraci Flores de Lima, destacando que a contribuição da Justiça Federal ocorre por meio de valores de condenações.

“O aeroporto é de extrema importância para o desenvolvimento econômico. Serve para encurtar distâncias, incentivar a vinda de empresas, além de ser benéfico para a expansão de negócios locais. A Cacism foi parceira desde o início e seguiremos colaborando no que pudermos para melhorar esse importante instrumento que é o aeroporto”, destacou o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Santa Maria, Rodrigo Décimo.

Também participaram do evento o delegado da Polícia Federal, Diogo Caneda; o comandante da Ala 4, coronel-aviador Elison Montagner; o chefe da Casa Civil da Prefeitura de Santa Maria, Guilherme Cortez; a gerente de Segurança da Aviação Civil do Aeroporto, Silvana Frasson; o gerente de Segurança Operacional, Aleques Machado Martins; o vereador André Agne Domingues; além de secretários do Governo Municipal; a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; e representantes da Superauto; Corpo de Bombeiros de Santa Maria; empresa Ávato; entre outros.

AS MELHORIAS REALIZADAS

– Entrega da rampa para passageiros com dificuldades de locomoção (valor aproximado de R$ 34 mil, doada pela Justiça Federal. É o segundo aeroporto do país a contar com uma rampa do tipo)

– Climatização das salas de embarque e desembarque e saguão principal (doação de splits pela Receita Federal do Brasil)

– Estacionamento gratuito para todos os usuários

– Aquisição de novos computadores e impressora para a área administrativa

– Instalação de portão eletrônico para acesso à pista

– Troca de todas as 150 lâmpadas do terminal por materiais de leds

– Curso de formação para 15 agentes atuarem no terminal (exigência da ANAC e que, pela primeira vez, foi realizado na sede e que resultou em uma economia de cinco vezes referente ao valor que seria pago ao ser feito fora da sede)

– Treinamento inédito de prevenção a catástrofes e simulações de sequestros de aeronave e de ameaça de bomba (trabalho integrado com entidades e órgãos de segurança da cidade. Foi o primeiro aeroporto do interior do Estado a realizar os treinamentos exigidos pela ANAC)

– Aquisição de 25 novos coletes

– Reforma de um veículo do aeroporto (parceria da Superauto)

– Instalação de bebedouro

– Melhoria na rede de internet (doação da Ávato)

– Aquisição de 150 metros de cerca para reforçar a segurança da pista

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O formato e o destino de cada cidade sempre foram definidos pela sua capacidade em termos de transporte. Nos dias de hoje, isso diz respeito especificamente ao transporte aéreo. Saudações,

  2. Isso mostra bem as prioridades do poder público.
    Se o investimentos e melhorias são feitos no que é fundamental, então mobilidade urbana não é fundamental, pq a prefeitura não faz nada pelo transporte coletivo por ônibus.
    Enquanto administra o aeroporto, a administração do sistema de transporte coletivo é completamente entregue as empresas privadas. A nossa secretaria de mobilidade urbana é completamente inoperante e pouco ou nada faz para melhorar o sistema de transporte.
    Triste realidade, onde sempre se dá preferencia para os modais de transporte dos santa-marienses endinheirados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo