Destaque

CIDADE. Prefeitura decreta emergência, mas garante serviços essenciais. Saiba o que muda para o cidadão

Em entrevista, prefeito Pozzobom esclareceu as medidas que estão sendo tomados pelo Poder Público devido à greve dos caminhoneiros

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria decretou, na tarde desta terça-feira (29), situação de emergência devido ao desabastecimento de combustíveis na cidade, o que pode vir a prejudicar alguns setores importantes à população (confira aqui). Até o momento, os serviços essenciais estão mantidos, mas “racionalização” é a palavra-chave no Executivo para os próximos dias. Em coletiva de imprensa, o prefeito Jorge Pozzobom explicou quais medidas estão sendo tomadas pelo Poder Público e reiterou o comprometimento das secretarias de Governo para serem cautelosas no uso dos combustíveis. A vigência do decreto será até a normalidade da situação ou que seja decretada calamidade pública.

Conforme o chefe do Executivo, os serviços relacionados à Toxoplasmose estão mantidos e não correm o risco de parar por qualquer motivo. Ainda, as aulas na Rede Municipal de Ensino estão mantidas nesta quarta-feira (30). Já na Saúde, disse o prefeito, as Unidades e os Pronto-Atendimentos seguem atuando normalmente, bem como as ambulâncias.

“Desde quando fomos comunicados da greve e das possíveis consequências, chamamos todas as secretarias de Governo, bem como as empresas prestadoras de serviços, para saber a situação de cada setor e compartilhar estas informações com os cidadãos. Estamos, desde o início da paralisação dos caminhoneiros, monitorando a situação e, principalmente, empenhados em garantir a manutenção dos serviços essenciais à população. Porém, diante das indefinições em relação ao caso no âmbito Federal, nos vimos obrigados a tomar outras medidas. Agora, a finalidade é economizar recursos para garantir os serviços essenciais”, disse o prefeito Pozzobom.

De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) afirmou que os insumos chegaram à cidade e não deve haver desabastecimento de água. Ainda conforme ele, a Guarda Municipal e a Coordenadoria Municipal de Transito Urbano (CMTU) estão orientando o trânsito em algumas vias próximas aos postos de combustíveis, já que há filas extensas nos arredores dos estabelecimentos.

“Pedimos que a população mantenha a calma, respeite as filas nos postos de combustíveis, e recebam as orientações dos agentes de trânsito e da Guarda Municipal”, complementou o secretário chefe da Casa Civil.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO DECRETO DE EMERGÊNCIA

Confira abaixo a situação de cada setor.

Transporte público

Na linha Campus, os horários estão reduzidos, uma vez que as aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão suspensas. Nas demais linhas, os horários normais serão mantidos até as 8h30; das 12h às 14h; e das 16h às 19h (horários de pico). Nos demais horários haverá reduções, com intervalos maiores. Não haverá serviço de transporte seletivo (azulzinhos).

Quarta-feira: Tabelas reduzidas, com reforço nos horários de pico. Sem transporte seletivo
Quinta-feira: Operação com horários de domingo
Sexta-feira: Operação com horário de sábado, com reforço nos horários de pico
Sábado: Tabelas alternativas. Nova tabela será enviada pelo Consórcio SIM-SM
Domingo: Tabela normal
Segunda-feira: Previsão de retomada das tabelas normais, com volta da operação das linhas suspensas e seletivos

Quanto aos táxis, um caminhão deve chegar à cidade para abastecer a categoria.

Saúde
Os atendimentos de urgência, com ambulância, seguirão ocorrendo normalmente. Também estão autorizadas e mantidas apenas as viagens de pacientes com consultas já marcadas. Os deslocamentos na cidade estão suspensos e são avaliados caso a caso. Por determinação do prefeito Jorge Pozzobom, os veículos utilizados para as demandas do surto de Toxoplasmose não vão parar. Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos têm atendimentos normais. Há medicamentos e os demais insumos estão assegurados.

Segurança
A Guarda Municipal manterá as rondas volantes com pontos nas principais rotas, como praças e unidades de Pronto-Atendimento. O restante dos deslocamentos deverá ser somente em casos de arrombamento ou apoio a outras unidades. Devido à racionalização, a inauguração da nova sede da Guarda Municipal foi adiada. Ela ocorreria na manhã desta quarta-feira (30). Uma nova data será divulgada em breve.

Educação
O transporte escolar, serviço prestado por empresas terceirizadas, está garantido até quarta-feira. Portanto, por orientação da Secretaria de Educação, nenhuma escola da Rede Municipal precisa suspender ou alterar seus horários de funcionamento.

Meio Ambiente
A Cone Sul Soluções Ambientais, responsável pela coleta conteinerizada na área central de Santa Maria, comunicou que a coleta de resíduos sólidos urbanos domiciliares é um serviço essencial e não poderá ser interrompido. Por isso, para evitar a suspensão total do serviço, a empresa está realizando a coleta intercalada, alternando os dias de recolhimento de lixo, pelo menos enquanto a paralisação dos caminhoneiros atingir a oferta de óleo diesel. A Sustentare – empresa responsável pela coleta domiciliar nos bairros – irá concentrar esforços para que a prestação de serviços siga sendo realizada normalmente e não acarrete a interrupção dos serviços para a população.

Infraestrutura
Na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, haverá diminuição na rotina. No momento, a pasta conta com três motoniveladoras, três retroescavadeiras, cinco caminhões basculantes e outros caminhões pequenos, que seguem em atividade no Município. O setor de Iluminação também está mantido normalmente, sendo priorizadas as emergências.

Desenvolvimento Rural
Os abates no Município estão suspensos. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, a legislação vigente estabelece a obrigatoriedade do recolhimento diário de resíduos de abate, assim como a liberação de câmaras frias para a autorização de novas atividades. Ambos os pontos não são atendidos em virtude da paralisação nas rodovias.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria (Sindigêneros) garantiu que há estoques de alimentos e que não deve haver desabastecimento na cidade, desde que haja consumo normal.

Para apoiar o abastecimento de hortifrutigranjeiros e de produtos agroindustrializados em Santa Maria, uma feira será realizada na sexta-feira (1º), na Praça dos Bombeiros, a partir das 8h. Cerca de 50 produtores foram convidados a participar e colocarão seus produtos para serem comercializados.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo