CIDADE. Vem aí mais uma Conferência Municipal de Saúde Mental. Antes, uma série de pré-conferências
Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
O auditório do Centro Administrativo Municipal sedia, na manhã desta sexta-feira (11), uma das etapas da IV Conferência Municipal de Saúde Mental, que ocorre nos dias 08 e 09 de junho, na Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames). A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Prefeitura de Santa Maria.
As pré-conferências são momentos preparatórios, que levantam temas e discussões que serão abordados no evento geral. Na atividade desta sexta-feira, o público-alvo foram os trabalhadores da Atenção Básica do Município. Na oportunidade, os debates iniciaram com a apresentação de um trabalho de mestrado sobre a Implementação das Estratégias de Saúde da Família (ESF) no Município. A partir do debate, o objetivo é, ao longo da manhã, levantar as necessidades e demandas do setor.
As pré-conferências acontecerão em diversos locais da cidade e contemplarão diferentes públicos. A partir de cada pré-evento, a ideia é que seja elaborado um documento, com as ideias para qualificar a Saúde Mental do Município, e que será apresentado nos dias da Conferência Municipal.
No evento geral, um novo documento, que reunirá as propostas gerais escolhidas, será formulado, a fim de auxiliar o Município na gestão da Saúde, em especial na área mental, com foco no cuidado e liberdade dos usuários. Conforme a coordenadora da Política de Saúde Mental do Município, Claudia Melo, em Santa Maria, a iniciativa da conferência foi desencadeada independentemente de ações estadual ou nacional.
“A conferência é um espaço legítimo, participativo e democrático. É um espaço importante, pois se constitui no fórum para discutir a realidade das questões relacionadas à Saúde Mental, reunindo todos os segmentos envolvidos. Nos últimos anos, a Saúde Mental ficou secundarizada nos investimentos públicos, e queremos mudar esta realidade. É necessário recompor e aproximar as forças atuantes neste serviço, ouvir trabalhadores, usuários, familiares e gestão para definir conjuntamente as prioridades”, destacou Claudia.
Os eixos norteadores da conferência passarão pelo trabalho intersetorial, o cuidado integral, a educação permanente, a gestão e financiamento da política e o controle social. A conferência é aberta para toda a comunidade de Santa Maria, assim como as pré-conferências. As inscrições para o evento geral serão reabertas cerca de duas semanas antes do evento. As informações estarão disponíveis neste link.
“Queremos levantar as demandas da população, e a conferência é o instrumento que possibilita formalizar as necessidades da comunidade. O foco é o planejamento das ações, sempre com o objetivo de qualificar o atendimento da Saúde no Município”, explicou a conselheira de Saúde Daniele Camargo.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E AINDA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.