Eleições 2018Política

ELEIÇÕES 2018. “Lava Jato” quer ter bancada própria no Congresso? Mais de 30 agentes da PF vão às urnas

Até o “japonês da federal” Nilton Ishii vai disputar o voto popular nas urnas de outubro. sem falar no “hipster” Lucas Valença

Do portal especializado PODER360, com foto de ROVENA COSTA, da Agência Brasil

A popularidade da Lava Jato tem estimulado policiais federais a ingressarem na política. A cerca de 5 meses do 1º turno, 33 agentes da Polícia Federal já confirmaram suas pré-candidaturas. Desse grupo, 22 tentarão se eleger pela 1ª vez e 7 buscarão mudar de cargo. Outros 5 tentarão a reeleição.

Em outubro serão realizadas as primeiras eleições gerais desde a deflagração da 7ª fase da Operação Lava Jato, em novembro de 2014. Foi quando foram presos executivos das maiores empreiteiras do Brasil e ex-diretores da Petrobras, o que tornou público o maior escândalo de corrupção do país.

Os delegados e agentes pré-candidatos disputarão, a princípio, cargos no Legislativo. Serão candidaturas a deputados federais e estaduais e ao Senado.

Levantamento do Poder360 identificou pré-candidatos da corporação em 17 partidos. O PSL (Partido Social Liberal), do pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (RJ), é o que tem o maior número de policiais federais filiados: 7 no total.

A seguir, leia como as candidaturas estão distribuídas:..

…Organizações de classe apoiam a candidatura dos delegados e agentes. A ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal) e a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) têm orientado os pré-candidatos.

Em abril, a ADPF reuniu 13 delegados num workshop em Brasília. Eles assistiram palestras sobre direito eleitoral e profissionais de comunicação.

Segundo o presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, o objetivo é eleger alternativas viáveis” para a mudança do quadro político atual.

“O que se vê hoje é um cenário político maculado por crimes de corrupção. O que desejamos é que sejam apresentadas alternativas viáveis, candidatos que possam contribuir para a mudança do quadro político atual”, disse.

O projeto mais audacioso é a criação, nem que seja informal, da “bancada da Lava Jato” no Congresso Nacional. Se os planos se confirmarem, serão 24 deputados federais representando 16 Estados.

CELEBRIDADES

A expectativa gira em torno de agentes que ganharam destaque durante as operações da corporação. Nilton Ishii, o Japonês da Federal, filiou-se ao Patriota e hoje preside o diretório regional do Paraná. O nome dele tem sido cogitado para uma eventual disputa ao Congresso Nacional.

Além do Japonês, há também a possibilidade de candidatura do “Hipster da Federal”. O agente Lucas Valença ficou conhecido em outubro de 2016 quando participou da operação que levou à prisão o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ). Ainda sem confirmação de partido, ele poderá concorrer no Distrito Federal.”

PARA LER A ÍNTEGRA, INCLUSIVE COM NOMES DOS CONCORRENTES, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Sim e não. Quantos policiais federais se candidataram em 2014? A proporção de federais para candidatos de outras profissões mudou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo