Com informações de Flavi Ferreira Lisboa Filho e imagem de Reprodução
O livro “Gestão e Produção Cultural” tem o propósito de contribuir com quem trabalha ou deseja trabalhar nas áreas de comunicação, cultura e arte, por meio da elaboração de projetos e/ou da realização de eventos culturais e artísticos.
A obra inicia com um glossário cultural, com o intuito de esclarecer o uso de algumas terminologias, e avança para a legislação vigente na área cultural, em especial a do Governo Federal, discorrendo sobre Ministério da Cultura, Plano Nacional de Cultura e programas culturais. Também discute a Lei Rouanet, o Fundo Nacional de Cultura e a Lei do Audiovisual, comentando seus principais artigos. Além da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e do Fundo de Apoio à Cultura. Há informações sobre as principais fontes de fomento, tanto da esfera pública, quanto da iniciativa privada e de empresas de economia mista, exemplificando a partir de editais.
Um dos capítulos é dedicado para os projetos culturais. Aborda-se desde o surgimento das primeiras ideias, que podem ser compiladas num briefing, à escrita formal de um projeto, com todas suas etapas e a prestação de contas. Também se podem encontrar dicas para a elaboração de alguns documentos, como: carta de patrocínio/apoio, convite, ofício, memorando, requerimento, ata, declaração, certificado e etc.
No capítulo de noções auxiliares à produção cultural apresentam-se conhecimentos básicos sobre assessoria de divulgação, fotografia, produção gráfica e de espetáculo e direção.
O livro une o conhecimento acadêmico ao knowhow de profissionais atuantes no meio cultural, aproximando academia e mercado na perspectiva de sanar lacunas encontradas no que diz respeito à bibliografia da área.
Sobre os autores
Flavi Ferreira Lisboa Filho
Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Ciências da Comunicação. Pesquisador líder do GP Estudos Culturais e Audiovisualidades (www.ufsm.br/estudosculturais).
Rose Carneiro Carabajal
Especialista em Recursos Humanos e Marketing e Graduada em Relações Públicas – Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria. Produtora Cultural pela Chili Produções Culturais, Santa Maria, RS.
Darciele Paula Marques Menezes
Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Comunicação. Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Membro do grupo de pesquisa Consumo e Culturas Digitais.
Fabiana da Costa Pereira
Doutora em Comunicação Midiática pelo PPGCOM/UFSM. Professora do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano. Mestre em Comunicação Midiática. Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia. Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas. Possui licenciatura através do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional – PEG/UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional CNPq/UFSM e do Grupos de Pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino de Aprendizagem com Atividades EAD CNPq/UFN.
Jones Machado
Doutor em Comunicação Midiática. Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (UFSM/FW). Mestre em Comunicação e Bacharel em Relações Públicas pela UFSM. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Institucional CNPq/UFSM.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.