EducaçãoHistóriaUFSM

NOVO DINO. Conheça o “bagualosaurus agudoensis”, ‘tataravô’ de gigantes, um fóssil encontrado em Agudo

Representação artística da paisagem na região de Agudo no período Triássico. No centro da imagem, uma dupla de Bagualosaurus agudoensis confronta o cinodonte Trucidocynodon riograndensis . No canto inferior direito, um Hyperodapedon, réptil herbívoro do grupo dos rincossauros. Ao fundo, um grupo de cinodontes, Exaeretodon riograndensis, observa a cena

Da revista ARCO DIGITAL, com informações do Cappa e do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE/UFSM, com arte de JORGE BLANCO

Uma nova espécie de dinossauro, nomeada Bagualosaurus agudoensis, foi apresentada no periódico científico britânico Zoological Journal of the Linnean Society nesta sexta-feira (25). O animal viveu no período Triássico, há cerca de 230 milhões de anos, e faz parte da linhagem dos sauropodomorfos, que inclui os maiores dinossauros conhecidos: quadrúpedes herbívoros de portes titânicos e pescoços compridos.

O fóssil foi encontrado no município de Agudo, na região central do Rio Grande do Sul, e foi estudado por paleontólogos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de São Paulo (USP). O trabalho é resultado da pesquisa de doutorado de Flávio Pretto, desenvolvido no programa de Pós-Graduação em Geociências da UFRGS, sob orientação do Dr. Cesar Schultz. Pretto hoje atua como Paleontólogo no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica, vinculado à UFSM (Cappa/UFSM).

Apesar de não ser um gigante como seus parentes do Jurássico e Cretáceo, o Bagualosaurus era um dinossauro grande para a época. Inclusive, o nome do animal faz alusão a esse aspecto, pois um dos usos do regionalismo gaúcho “bagual” é para se referir a um animal grande. Segundo Flávio Pretto, a maior parte dos dinossauros, quando começavam a surgir no planeta (há 230 milhões de anos), eram animais pequenos, que mal chegavam a 1,5 metros do focinho à ponta da cauda – enquanto o Bagualosaurus ultrapassava os 2,5 metros de comprimento. Além de maior que seus parentes da época, que eram onívoros, o Bagualosaurus apresentava dentes adaptados para se alimentar de plantas. “Esse novo hábito alimentar foi crucial para que os sauropodomorfos pudessem atingir grandes tamanhos, como se veria milhões de anos mais tarde”, diz Pretto.

O Bagualosaurus é a sétima espécie de dinossauro descrita para o Triássico do Rio Grande do Sul e deve ter convivido com quatro outras: Pampadromaeus barberenai, Saturnalia tupiniquim, Buriolestes schultzi e Staurikosaurus pricei. Segundo Max Langer (USP) e Cesar Schultz (UFRGS), coautores do estudo: dinossauros tão antigos são bastante raros, com esqueletos bem preservados encontrados apenas no sul do Brasil e no noroeste da Argentina. Em outras palavras, quase tudo o que se sabe sobre a aurora dos dinossauros provém desses fósseis sul-americanos. Agora, com a descoberta do Bagualosaurus, a origem do gigantismo dentre os dinossauros herbívoros começa a ser desvendada.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E VER TAMBÉM OUTRAS IMAGENS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bagual é o cavalo xucro, seja porque não foi domado, seja porque escapou e se tornou selvagem. Referência também a pessoa grosseira. Grande seria o ‘baita’.
    Com uma pesquisa simples sobre a origem da palavra saberia-se que ‘Bagual’ era um cacique indígena do Pampa Argentino que após capturado e cristianizado fugiu. Voltou a ser capturado e a fugir. Depois de um tempo acabou assassinado.
    Dinossauro mais antigo também não é daqui, é da Tanzânia, um tal Nyasasaurus Parringtoni (tem um pessoal ‘versátil’ na cidade, consegue falar m. sobre qualquer assunto e diz que um dino da cidade “é mais antigo porque é daqui”).
    Alemoada de Agudo deve estar orgulhosa dos ‘ancestrais’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo