PrefeituraSanta Maria

PREFEITURA. O que funciona (ou não) na cidade, por conta da greve dos caminhoneiros: lixo, transporte…

Mesmo com falta de combustíveis, Prefeitura garante os serviços essenciais. O transporte coletivo tem mudanças: o seletivo não funciona

Da Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal, com foto de Arquivo 

Devido às indefinições sobre a greve dos caminhoneiros e o desabastecimento de combustíveis na cidade, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin passaram o fim de semana tratando com gestores de diferentes áreas do Município para garantir que os serviços essenciais à população sejam mantidos. Uma das principais preocupações é relacionada ao transporte público, que, conforme o Consórcio Sistema Integrado Municipal (SIM-SM), funcionará normalmente até as 8h30min desta segunda-feira (28), com exceção da linha Campus, que terá horários reduzidos, já que as aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram suspensas. Após este horário, a situação será monitorada.

Já na área da Saúde, os atendimentos feitos por ambulâncias ocorrerem normalmente. Por determinação do chefe do Executivo, os veículos utilizados para as demandas do surto de Toxoplasmose não vão parar. As escolas da Rede Municipal de Ensino também estão mantidas. Confira abaixo os serviços nas diferentes áreas.

Transporte público

Na linha Campus, os horários serão reduzidos desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, uma vez que as aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão suspensas. Nas demais linhas, os horários normais serão mantidos até as 8h30, no horário de pico da manhã. Ao longo do dia, a situação será monitorada pelo Consórcio Sistema Integrado Municipal (SIM-SM), mas a tendência é que haja intervalos maiores, principalmente no período da tarde. Não haverá serviço de transporte seletivo (azuizinhos) nesta segunda-feira em Santa Maria.

Saúde
Os atendimentos de urgência, com ambulância, seguirão ocorrendo normalmente. Também estão autorizadas e mantidas apenas as viagens de pacientes com consultas já marcadas. Os deslocamentos na cidade estão suspensos e avaliados caso a caso. Por determinação do prefeito Jorge Pozzobom, os veículos utilizados para as demandas do surto de Toxoplasmose não vão parar.

Segurança

A Guarda Municipal manterá as ronda volantes com pontos nas principais rotas, como praças e unidades de Pronto-Atendimento. O restante dos deslocamentos deverá ser somente em casos de arrombamento ou apoio a outras unidades.

Educação

O transporte escolar, serviço prestado por empresas terceirizadas, está garantido até quarta-feira. Portanto, nenhuma escola da Rede Municipal terá aulas suspensas ou alteração no seu horário de funcionamento.

Meio Ambiente 

A Cone Sul Soluções Ambientais, responsável pela coleta conteinerizada na área central de santa Maria, comunicou que a coleta de resíduos sólidos urbanos domiciliares é um serviço essencial e não poderá ser interrompida. Por isso, para evitar a suspensão total do serviço, a empresa está realizando a coleta intercalada, alternando os dias de recolhimento de lixo, pelo menos enquanto a paralisação dos caminhoneiros atingir a oferta de óleo diesel. A Sustentare – empresa responsável pela coleta domiciliar nos bairros – irá concentrar esforços para que a prestação de serviços siga sendo realizada normalmente e não acarrete na interrupção dos serviços para a população.

Infraestrutura

Na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos a rotina não deverá ser alterada até terça-feira . As máquinas que utilizam óleo diesel foram abastecidas no final da semana, assim como as viaturas à gasolina.

Desenvolvimento Rural

Os abates no Município estão suspensos. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, a legislação vigente estabelece a obrigatoriedade do recolhimento diário de resíduos de abate, assim como a liberação de câmaras frias para a autorização de novas atividades. Ambos os pontos não são atendidos em virtude da paralisação nas rodovias

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo